Vale do Itajaí Notícias
A notícia além do olhar técnico!
BANNER SAMAE BLUMENAU
banner camara de blumenau feve 2024
BANNER PASCOA BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow

Prefeitura de Indaial passa a emitir Carteira de Identificação da Pessoa com Autismo

BANNER PASCOA BLUMENAU
Banner Câmara de Timbó
PlayPause
previous arrow
next arrow

INDAIAL – Quem tem Transtorno do Espectro Autista (TEA) já pode solicitar a emissão de sua Carteira de Identificação. A instituição da Carteira, destinada a conferir identificação no âmbito do Município de Indaial, foi homologada por meio do Decreto nº 718/18.

O indivíduo com TEA é legalmente considerado como pessoa com deficiência para todos os efeitos, nos termos da Lei nº 12.764, de 27 de dezembro de 2012, que instituiu a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista.

A Carteira terá validade de cinco anos. Ela será expedida sem qualquer custo, por meio de requerimento devidamente preenchido e assinado pelo interessado ou por seu representante legal. Em caso de perda ou extravio, haverá emissão de segunda via, sem custos para o requerente, mediante apresentação do respectivo boletim de ocorrência policial.


Deverão ser apresentados para expedição da Carteira os seguintes documentos originais e em cópia: diagnóstico médico com CID declarado, certidão de nascimento ou carteira de identidade e CPF da pessoa com TEA e dos pais ou responsáveis legais, comprovante de endereço e duas fotos da pessoa com TEA em tamanho 3×4. O diagnóstico médico atestando o Transtorno do Espectro Autista precisará ser firmado por profissional médico com o CID 10 F84.


Para recolhimento da documentação e preenchimento de cadastro, adultos e pais/responsáveis de crianças com Autismo devemprocurar o Centro de Convivência (rua Leoberto Leal, 155 – fundos, bairro Tapajós), às terças-feiras, das 13h30 às 16h30. Em aproximadamente uma semana a Carteira está disponível para retirada no local.

Com o documento, a pessoa com Autismo tem prioridade para atendimento em fila de banco e supermercado, por exemplo, isenção de impostos para aquisição de carro, desconto na entrada de cinema, entre outros benefícios.

você pode gostar também
BANNER SAMAE BLUMENAU
BANNER SAMAE BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.