Prefeitura de Indaial assina convênio para tratamento natural do esgoto no Encano e Warnow

INDAIAL – A  Prefeitura de Indaial assinou um convênio com a Univali para desenvolver um projeto de tratamento de efluentes domésticos (esgoto) por fitorremediação. Esse processo utiliza as plantas como agentes de purificação de ambientes aquáticos ou terrestres, contaminados ou poluídos pelo depósito de substâncias inorgânicas como elementos químicos e dejetos de minério. Trata-se de uma forma ecológica, de baixos custos operacionais e de manutenção, altamente eficiente na absorção de materiais orgânicos.

Foto:Reprodução

A solenidade de assinatura ocorreu no Gabinete, com a presença do prefeito André Moser; o reitor da Univali, professor Valdir Cechinel Filho; o secretário de Urbanização e Meio Ambiente, Jonas Lima; demais servidores municipais; profissionais técnicos da Univali envolvidos no projeto e membros do Rotary Club de Indaial.

Os recursos para desenvolvimento do projeto são provenientes do contrato-programa que a Prefeitura de Indaial mantém com a Casan. Serão investidos R$5 milhões em medidas para preservação dos ribeirões Encano e Warnow, aplicados ao longo de 50 meses de acordo com o convênio.

A primeira ação a ser implantada é o tratamento natural do esgoto nos imóveis situados ao longo desses ribeirões. A Univali irá acompanhar o projeto de implantação, que inicialmente será realizado em 10 unidades do Encano como teste, e apresentar o termo de referência que servirá de base para a Prefeitura licitar os demais sistemas. Posteriormente ocorrerá a implantação em todos os imóveis, e então a Prefeitura entrará em contato com os proprietários dos imóveis para viabilizar a instalação.

Ações de preservação ambiental também estão previstas no Plano Municipal de Saneamento. A parceria com essa conceituada instituição educacional dá mais credibilidade ao projeto proposto e trará muitos benefícios para os moradores e o meio ambiente”, pontua o secretário, Jonas Lima.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.