banner blumenau julho
banner rodeio juh
PlayPause
previous arrow
next arrow

Prefeitura de Ibirama investe na melhoria genética de rebanho bovino

Por Judson Lima

BANNER CAMARA DE TIMBO JULHO
banner chutze
banner Gula Mania
PlayPause
previous arrow
next arrow

IBIRAMA – A Prefeitura de Ibirama, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente e Departamento Agropecuário, estimula a melhoria da qualidade genética do rebanho bovino do município. Por meio de pregão presencial, somente em 2022 deverão ser investidos R$ 62.432,00 na aquisição de sêmen, além de outros equipamentos necessários para realização de inseminações artificiais, como luvas de inseminação bovina e nitrogênio liquido.

De acordo com o veterinário e responsável pelo serviço de inseminação, Fernando Krambeck, o sêmem adquirido contempla diversas raças bovinas, tanto leiteiras, quanto de corte. “Utilizando a inseminação artificial o produtor encontra uma maneira de ter uma melhoria rápida na qualidade do seu rebanho, pela utilização de sêmen de touros de raças com aptidão comprovada através de avaliações genéticas”, explicou.

O melhoramento genético de gado para produção leiteira compreende as raças Jersey e Holandesa. Já para o gado de corte, são 15 disponíveis, sendo elas: Aberdeen Angus, Bonsmara, Braford, Brahma, Brangus, Charolês, Devon, Gir, Hereford, Nelore, Red Angus, Senepol, Simental, Ultrablack, Wagyu.

O veterinário explica que com uma variedade maior de raças é possível fornecer ao produtor um sêmen direcionado a realidade de cada propriedade. “Além de agregar valor ao fornecer raças bovinas reconhecidamente superiores em qualidade de carne, como por exemplo, os Angus (Aberdeen e Red), Hereford, Devon, Ultrablack e Wagyu”, explicou.

Novidades para 2022

Para 2022, as novidades disponibilizadas são as raças Bonsmara, Ultrablack e Wagyu. O Bonsmara é um bovino de origem africana, reconhecido pela sua pelagem curta, tornando-o mais resistente a carrapatos. O Ultrablack vem para trazer a qualidade da carne aos seus descendentes, assim como o Wagyu, que possui alto índice de marmoreio, o que fornece maciez a carne ao ser consumida, característica muito desejado pelo mercado consumidor nos dias de hoje.

De acordo com o secretário da pasta, Anderson Fozina Krüger, este banco genético vem se formando de forma gradativa, observando as tendências do mercado e as características de cada raça. “Através da participação em feiras como a Expointer, em Esteio, RS e a Agroleite, em Castro, PR, duas das maiores feiras nacionais em gado de corte e leite, podemos avaliar quais são as raças mais procuradas pelo mercado e conversar com produtores sobre as características de cada uma. “A participação em feiras é de grande importância, porque é nelas que você tem contato direto com os produtores e pode observar diretamente as novas tendências do mercado, podendo assim estar um passo a frente” destaca o secretário.

A inseminação artificial é fornecida aos produtores do município mediante ao pagamento de uma taxa e pode ser agendada por meio do telefone 3357-8528.

 

Fonte: Comunicação Prefeitura de Ibirama

você pode gostar também
banner ascurra
banner chutze
PlayPause
previous arrow
next arrow
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.