banner dengue indaial
Banner Rodeio
PlayPause
previous arrow
next arrow

Prefeitura de Blumenau forma primeira turma no curso de LIBRAS básico I na EBM Bilíngue Profº Oscar Unbehaun

A cerimônia de entrega dos certificados acontecerá na segunda-feira, dia 18, às 19h, para 34 cursistas

banner camara timbo maio
banner camara blumenau maio
banner chutze
banner_olia
banner Gula Mania
PlayPause
previous arrow
next arrow

BLUMENAU – Trinta e quatro cursistas, entre famílias e professores da comunidade escolar da Escola Básica Municipal Bilíngue Profº Oscar Unbehaun, concluíram em 2021, o curso básico I da Língua Brasileira de Sinais (Libras), oferecido de forma on line na plataforma Google Meet, pela Prefeitura de Blumenau através da Secretaria de Educação.

A cerimônia de entrega dos certificados acontecerá na segunda-feira, dia 18, às 19h, na Escola Básica Municipal Bilíngue Profº Oscar Unbehaun e contará com as presenças do prefeito de Blumenau Mário Hildebrandt, da vice-prefeita Maria Regina Soar, da secretária de Educação Patrícia Lueders, demais autoridades e convidados. O curso tem como objetivo oferecer aprendizagem em LIBRAS, para a comunicação com as pessoas surdas.

Escola Básica Municipal Bilíngue Profº Oscar Unbehaun

Com foco na aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais aos estudantes ouvintes, em 2020 a Secretaria de Educação (Semed) implantou a Educação Bilíngue em LIBRAS na Escola Básica Municipal Professor Oscar Unbehaun.

Atualmente, a EBM Bilíngue Prof. Oscar Unbehaun possui 18 turmas do pré-escolar ao quinto ano, mais de 420 estudantes nos períodos matutino e vespertino. Dois professores instrutores surdos e dois intérpretes mediadores de comunicação fazem parte da equipe e ministram as aulas em turmas alternadas, um profissional do pré ao segundo ano e outro do terceiro ao quinto ano.

Sobre o curso de aprendizagem da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) na EBM Bilíngue Profº Oscar Unbehaun

Para a potencialização da Educação Bilíngue em LIBRAS em Blumenau, em 2021 a Semed começou a ofertar de forma gratuita, turmas para o curso de aprendizagem de Língua Brasileira de Sinais, inicialmente voltado para os pais dos estudantes, funcionários, professores da EBM Bilíngue Profº Oscar Unbehaun. O curso é dividido em módulos (Básico I e II; Intermediário e avançado). O objetivo do curso é formar intérpretes de LIBRAS e garantir a acessibilidade de comunicação, contribuindo para a socialização e interação do surdo na sociedade além de reconhecer e valorizar a cultura surda. 

Inscrições para novas turmas acontecem em Abril

A Secretaria Educação (Semed) oferecerá, neste ano de 2022, o curso básico I de LIBRAS no período noturno, o curso será voltado para as famílias e professores que compõem a comunidade escolar da Escola Básica Municipal Bilingue Profº Oscar Unbehaun, e para os demais profissionais de educação da Rede Pública Municipal de Ensino. Para os cursistas que iniciaram no ano passado e pretendem dar continuidade ao seu aprendizado em 2022, será oferecido o Curso Básico II de LIBRAS. Os cursos terão início nos dias 25 e 26 de abril de 2022, com carga horária de 40 horas e em um grupo de até 20 inscritos, e serão ofertados no módulo on – line via Google Meet. 

As aulas serão ministradas pela professora de LIBRAS, do Centro Municipal de Educação Alternativa – CEMEA, professora Irozina Rauen Vanelli, com o auxílio da tradutora-intérprete e professora de LIBRAS Liliane Vieira com o auxílio da tradutora-intérprete Viviane Miranda.

As inscrições para as novas turmas de LIBRAS – Básico I será por meio de Edital, a ser divulgado amplamente pela Secretaria Municipal de Educação. Para obtenção do certificado de conclusão, seja do curso Básico I ou II, os cursistas devem ter 100% de presença ao término do curso.

Educação Bilíngue em Blumenau

A Educação Bilíngue foi implantada na Rede Pública Municipal de Ensino de Blumenau no ano de 2019.  Ela tem por objetivos criar, desenvolver e ampliar, por intermédio de experiências culturais e interações sociais mediadas pelas linguagens em diferentes contextos de aprendizado, comunidades de fala bilíngues, por meio do uso de sinais, comunicação visual, escuta, leitura e escrita em Língua Portuguesa e em uma segunda língua, oferecida pelas Instituições de Ensino. 
  
No ano de implantação, a Educação Bilíngue iniciou com duas escolas pilotos, uma com a oferta da Língua Alemã, dada a sua importância na região como Língua de Herança e Patrimônio Histórico da cidade, e outra com a Língua Inglesa, com o status de Língua Franca e língua de globalização. No ano seguinte, em 2020, ampliou-se a oferta para mais nove Instituições de Ensino, incluindo, neste momento, a LIBRAS como segunda língua para estudantes ouvintes, que são incluídos na cultura surda.

você pode gostar também
banner dengue indaial
banner chutze
PlayPause
previous arrow
next arrow
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

..