Vale do Itajaí Notícias
A notícia além do olhar técnico!
BANNER SAMAE BLUMENAU
banner camara de blumenau feve 2024
BANNER PASCOA BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow

Prefeitura apresenta plano de ação para retomada econômica em Blumenau

Objetivo é diagnosticar setores mais afetados pela pandemia e elaborar estratégia conjunta de recuperação.

BANNER PASCOA BLUMENAU
Banner Câmara de Timbó
PlayPause
previous arrow
next arrow

BLUMENAU – A Prefeitura de Blumenau apresentou nesta segunda-feira, dia 22, o Plano de Ação para a Retomada Econômica no município. Conforme anunciado pelo prefeito Mário Hildebrandt, em coletiva de imprensa on-line, o objetivo é elaborar estratégias em conjunto com a iniciativa privada, a partir do diagnóstico dos setores mais afetados pela pandemia causada pelo coronavírus.

Prefeito Mário Hildebrandt/Foto:Eraldo Schnaider

Desde o primeiro decreto de quarentena no estado de Santa Catarina, a prefeitura vem trabalhando em ações imediatas para mitigar os impactos econômicos, como a prorrogação de taxas para os setores turísticos, de eventos e restaurantes; a criação do selo “Produzido em Blumenau”, para fortalecimento de produtos locais; e a flexibilização do registro e licenciamento de MEIs na cidade.

Os investimentos que a Prefeitura tem feito em obras no município, na ordem de R$ 318 milhões, também são ações imediatas para o estímulo econômico, por meio da geração e manutenção do emprego e renda. A Prefeitura também trabalha na criação do Programa Juro Zero, que permitirá aos MEI’s acesso a crédito junto às instituições financeiras.

O Plano propõe também uma ampliação nas ações municipais, com a realização de workshops virtuais com os atores econômicos da cidade, para discutir outras medidas de curto prazo a serem implementadas pelo poder público e por parceiros, além de promover ações de comunicação voltadas para a retomada econômica.

Entre as medidas previstas e que farão parte das discussões dos workshops, estão o planejamento de ações voltadas para o turismo, apoio a projetos culturais, economia criativa, além de incentivos aos demais setores por meio do Plano de Desenvolvimento Econômico Municipal (Pedem). O primeiro workshop com a participação de setores externos ocorrerá no dia 24, voltado para o setor de Economia Criativa.

Diagnóstico

Durante os workshops, a Prefeitura conduzirá também pesquisas com os diversos setores econômicos. Essas avaliações serão respondidas de forma virtual e servirão para mapear a percepção que a sociedade tem de setores mais afetados, principais problemas econômicos gerados pela pandemia e de que forma o município pode auxiliar na retomada.

Segundo dados das secretarias da Fazenda (Sefaz) e de Desenvolvimento Econômico (Sedec), houve impacto no saldo de empresas em Blumenau, no comparativo entre os meses de janeiro a maio de 2019 e 2020. No ano passado, Blumenau contava com saldo de 1368 empresas, número que este ano ficou em 1022. Isso corresponde a uma retração econômica de 25%, com fechamentos significativos em alguns setores da economia.

Outros dados dão ainda uma dimensão mais concreta da crise. Segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), cerca de 6 mil pessoas perderam o emprego em Blumenau desde o início da pandemia. Tal número, confrontado com o de contratações, resultou num saldo de 1.883 empregos a menos na cidade até abril.

O resultado disso se reflete na arrecadação, que já sofre impactos. A perda para este ano está estimada em R$ 177 milhões, segundo a Secretaria da Fazenda. Ainda, segundo dados do município, o ICMS em Blumenau teve retração de 29% em comparação a maio de 2019; e o ISS, apresentou redução de 8,4% neste mesmo período.

você pode gostar também
BANNER SAMAE BLUMENAU
BANNER SAMAE BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.