banner chutze
banner dengue indaial
Banner Rodeio
PlayPause
previous arrow
next arrow

Prefeitos se unem em prol de pautas comuns no maior movimento municipalista brasileiro

Por Judson Lima

banner camara timbo maio
banner camara blumenau maio
banner_olia
banner Gula Mania
PlayPause
previous arrow
next arrow

MATEANDO – Liderados pelo presidente da Associação de Municípios do Vale Europeu (Amve), Arão Josino, prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários municipais da região estiveram na capital federal, participando da XXIII Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, junto com outros milhares de municipalistas. 

Considerada um dos maiores eventos municipalistas do mundo, a Marcha a Brasília deste ano teve como tema O Caminho para um Brasil Melhor. Nesta edição, a comitiva da Amve foi composta pela prefeita de Benedito Novo; prefeitos de Ascurra, Doutor Pedrinho, Gaspar, Indaial, Pomerode e Rodeio; vice-prefeito de Guabiruba; além de vereadores e secretários municipais.

No encerramento do evento foi feita a leitura da Carta Municipalista, documento que elenca os principais acontecimentos do evento e destaca os debates com os representantes dos três Poderes. 

Nesta edição, a mobilização municipalista reuniu mais de oito mil autoridades municipais em Brasília. Por se tratar de ano eleitoral, a Carta Municipalista destacou as propostas dos candidatos à Presidência da República e as conquistas alcançadas na realização do evento, como a aprovação do Projeto de Lei (PL) 4.576/2021, que regulamenta as Associações de Municípios e permite mais segurança jurídica para as entidades representativas. 

O presidente da República e outras autoridades marcaram presença na abertura da Marcha. Também no palco principal, os presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco; da Câmara, Arthur Lira; e parlamentares prometeram empenho no avanço de demandas municipais durante debates sobre os principais pleitos do movimento municipalista. 

Nas arenas temáticas, aconteceram orientações aos participantes sobre assuntos relevantes de áreas fundamentais da administração municipal, tais como finanças municipais, reforma tributária, saúde, educação, saneamento básico, turismo, cultura, assistência social, defesa civil, habitação e contabilidade. 

“Foram dias importantes para debatermos pautas prioritárias para todos os municípios brasileiros. Milhares de lideranças municipais estiveram em Brasília para mostrar ao Governo Federal e Congresso Nacional a importância de priorizar as pautas que fortalecem a gestão municipal e os serviços prestados aos cidadãos”, afirma o presidente da Associação de Municípios do Vale Europeu (Amve), Arão Josino, prefeito de Ascurra. 

Foto: Cláuber Cleber Caetano/PR

O presidente da Amve avalia que o evento atingiu os objetivos e avanços ainda serão sentidos nos próximos meses. “Estamos felizes com o resultado, porém temos ciência que a Carta Municipalista, apresentada ao final do evento, deve ser seguida pelos prefeitos para que possamos acompanhar e cobrar que tais reivindicações se tornem realidade e sejam executadas na sua intensidade”, finaliza o presidente da Amve. 

Realizada pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), nesta edição a Marcha teve como tema O Caminho para um Brasil Melhor. Neste ano, a comitiva da Amve foi composta pela prefeita de Benedito Novo; prefeitos de Ascurra, Doutor Pedrinho, Gaspar, Indaial, Pomerode e Rodeio; vice-prefeito de Guabiruba; além de vereadores e secretários municipais. 

Confira aqui a íntegra do documento.

 

Fonte: Amve

você pode gostar também
BANNER PASCOA BLU
banner dengue indaial
banner_olia
PlayPause
previous arrow
next arrow
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

..