banner chutze
banner dengue indaial
Banner Rodeio
PlayPause
previous arrow
next arrow

Prefeito de Rodeio se manifesta sobre Fake News envolvendo ambulância do SAMU

Por Judson Lima

banner camara timbo maio
banner camara blumenau maio
banner_olia
banner Gula Mania
PlayPause
previous arrow
next arrow

RODEIO – O prefeito Valcir Ferrari da cidade de Rodeio se manifestou em relação ao que denominou de uma grande Fake News envolvido um recurso financeiro que foi captado por vereador da cidade para compra de uma ambulância do SAMU. Em nota o prefeito informa que o recurso está definido para o mesmo fim que foi indicado , mas até o momento impecilios burocráticos estão impedindo a compra do automóvel, e isso foi explicado ao captor do recurso, mas infelizmente conjecturas politiqueiras surgiram com mentiras infames através de áudio em grupos de whatsapp.

Nota do Prefeito Valcir Ferrari

Recebi de várias fontes nas últimas horas uma mensagem e um áudio que tem circulado por diversos grupos de whatsapp de Rodeio e região, onde sou publicamente acusado de forma caluniosa e difamatória. Trata-se sobre a aquisição de uma ambulância para uso do Samu.

Diante dos fatos venho publicamente expor que:

➡️De fato, o Município de Rodeio recebeu em 30 de abril de 2021 o depósito de uma emenda especial do Estado no valor de R$ 200 mil reais. Recurso que entrou livre nas contas da Prefeitura para investimento.

➡️Como sempre o fiz, respeitando o trabalho de todos, acatei prontamente a destinação deste recurso que foi indicada pelo vereador que articulou a liberação do mesmo.

➡️No exato momento em que recebi a indicação, notifiquei o parlamentar dos empecilhos jurídicos e administrativos que teríamos que superar para que o Município de Rodeio fizesse tal investimento para terceiros. Até mesmo porque já tinha no início de nosso mandato tomado a inciativa de reunir todos os vereadores rodeenses para explicar o procedimento correto sobre a destinação de emendas parlamentares.

➡️Ocorre que para dar visibilidade a sua atuação, e ignorando o diálogo que tivemos, o vereador divulgou em suas mídias sociais o recebimento dos recursos e a destinação que indicou a eles. Naturalmente criando uma falsa expectativa de que a compra do veículo de socorro estava resolvida e encaminhada.

➡️Desde aquele momento inicial a Prefeitura de Rodeio tem buscado incessantemente superar todos os obstáculos para adquirir o veículo. E a prova cabal desta afirmativa é que até hoje não autorizei a abertura no orçamento destes valores, garantindo que os mesmos fiquem preservados para cumprir tal finalidade.

➡️A única verdade dos fatos é que quem criou ou faz circular as informações equivocadas de duas uma, ou não conhece a narrativa real, ou o faz como instrumento político ou mera calunia e difamação. Pois quem minimamente buscou informações é conhecedor que o Município de Rodeio a meu comando de pronto buscou adquirir o veículo, e continua fazendo.

➡️No entanto, conforme previsto, nos deparamos com impedimento legal na transferência deste patrimônio pois o Samu é serviço controlado pela CGUE (Central Geral de Urgência e Emergência). Órgão que é o único que pode autorizar este procedimento. Informação que pode ser conferida no Art. 42 da portaria federal 1.010/2012 do Ministério da Saúde:

📌A doação das unidades móveis se dará na fase de implantação do componente SAMU 192, mediante análise pela área técnica da CGUE/DAE/SAS/MS. Parágrafo único. As solicitações de ampliação e renovação de frota e reserva técnica serão analisadas pela área técnica da CGUE/DAE/SAS/MS e poderão ser atendidas quando houver disponibilidade por parte do Ministério da Saúde, desde que estejam em conformidade com a legislação de regência e com os critérios constantes do site www.saude.gov.br/samu.

➡️Aqui cabe destacar um fato. Quando autorizado, o veículo passará a atuar como reserva ao já existente, pois a frota de nossa base operacional descentralizada para ser aumentada precisaria ter um maior volume de recursos financeiros repassados pela União, o que não se aplica pela abrangência do serviço que hoje possuímos.

➡️Desde sua criação nossa base operacional descentralizada, por questões logísticas, está sediada no Município de Ascurra. Sendo de responsabilidade da administração de nossa cidade vizinha firmar e manter o convênio com a CGUE Samu. Assim, logo que iniciamos os trâmites para aquisição e cessão da ambulância, solicitamos a gestão ascurrense que intermediasse esse processo.

➡️Foi então que para nossa ingrata surpresa, tomamos a ciência que o convênio havia expirado já no ano de 2019, ou seja, na gestão municipal anterior ascurrense. E que mesmo com várias notificações, a administração local naquele momento não tomou iniciativa que regularizasse a situação. Renovação que só foi iniciada em 2021 sob o comando do Prefeito Arão Josino, e está em trâmite.

➡️Outro detalhe importante é dar conhecimento que embora Ascurra seja responsável única pela assinatura do convênio com a CGUE Samu, os municípios de Rodeio e Apiúna contribuem em seu custeio com a cessão de profissionais, que no caso de Rodeio corresponde a 1 motorista e 1 técnico de enfermagem. E temos cumprido com isso rigorosamente, inclusive a mais do que seria nossa responsabilidade.

➡️Ressaltamos ainda que a administração de Ascurra, parceira de sempre, tem buscado e financiado todas as despesas para que o convênio com a CGUE Samu seja reativado o mais breve possível.

➡️Não há vontade política que passe por cima das exigências legais. A compra do veículo está condicionada a reativação do convênio do Município de Ascurra com a CGUE Samu. E não existe instrumento algum que o prefeito de Rodeio possa utilizar para agilizar ou retardar este trâmite.

É esse contexto que tem retardado a aquisição e a cessão da ambulância. Portanto, além de inverídicas, são caluniosas e difamatórias as afirmações que circulam através de áudio distribuído pelas redes sociais. Como chefe do Poder Executivo, mas principalmente como cidadão que honra por sua história a serviço de seu povo, formalizei essa tarde o registro de um Boletim de Ocorrência para que as forças policiais e a justiça identifiquem e notifiquem os autores desta Fake News com o intuito que se retratem publicamente, ou que comprovem e respondam publicamente sobre as informações publicadas.

 

você pode gostar também
BANNER PASCOA BLU
banner dengue indaial
banner_olia
PlayPause
previous arrow
next arrow
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

..