Vale do Itajaí Notícias
A notícia além do olhar técnico!
BANNER SAMAE BLUMENAU
banner camara de blumenau feve 2024
BANNER PASCOA BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow

Prefeito André Moser assina decreto sobre ações preventivas do Coronavírus (Covid-19) em Indaial

Por Judson Lima

BANNER PASCOA BLUMENAU
Banner Câmara de Timbó
PlayPause
previous arrow
next arrow

INDAIAL – Na manhã desta segunda-feira, 16, o prefeito André Moser assinou o Decreto Municipal nº 2110/2020 sobre as ações de prevenção e informação do Coronavírus (Covid-19), que vem preocupando o mundo inteiro. Até o momento, Indaial não possui nenhum caso suspeito ou confirmado da doença na cidade, entretanto o trabalho de prevenção é essencial. A Secretaria de Saúde já organizou as equipes e as medidas que serão feitas para os possíveis atendimentos à comunidade.

Abaixo confira a coletiva de imprensa com profissionais médicos e o prefeito sobre o coronavírus:

Coronavirus que o você deve saber

Gepostet von Vale do Itajaí Notícias am Montag, 16. März 2020


Segundo orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde, a doença configura emergência em saúde pública de importância internacional. “Já estamos monitorando esta situação há semanas e decidimos colocar em prática os procedimentos. É um assunto sério, porém que não necessita de pânico. Precisamos orientar a comunidade o máximo possível e fazer com que as pessoas se previnam”, disse o secretário de Saúde, Alexandre Dalabrida.


Durante esta manhã, o prefeito realizou uma transmissão ao vivo pelo Facebook, de seu Gabinete, com a presença dos médicos do Hospital Beatriz Ramos, Fernando Lima, diretor-técnico, e Célio Alves dos Santos, geriatra, além do secretário de Saúde, Alexandre, explicando à comunidade sobre a doença, as maneiras de prevenção e o cancelamento dos eventos na cidade.


Vamos cancelar os eventos do aniversário de Indaial, incluindo o 1° Risoto Solidário em prol ao Hospital Beatriz Ramos, que será adiado para uma data ainda não definida. O importante é evitarmos aglomerações e tomarmos medidas de higienização”, disse o prefeito, André.


Alexandre explica que as pessoas devem evitar o Pronto-Socorro do HBR caso tenham dúvidas sobre os sintomas da doença. “O Ministério da Saúde estima que 90% dos casos de Coronavírus podem ser atendidos nas unidades de saúde. Então, se você apresentar febre e outro sintoma de gripe, procure a unidade de saúde do seu bairro. O Pronto-Socorro é um local de muita circulação e pode piorar a situação. As equipes já estão preparadas para isso”, disse ele.


Ainda na manhã desta segunda também ocorreu uma reunião com as equipes da atenção básica e Vigilância Epidemiológica para orientar as pessoas do comércio sobre o uso do álcool gel e higienização dos locais. “Não sabemos como será daqui para a frente, por isso vamos trabalhar a prevenção de diversas formas e ambientes”, disse o secretário.


“Estamos vivendo um momento de atenção e organização para nos prepararmos para a chegada da doença. Não é necessário o pânico e as aglomerações nos hospitais. Vamos prestar atenção nas informações da Secretaria de Saúde e seguir as orientações dos médicos. O momento agora é focar na prevenção. A administração pública está trabalhando na realização das ações. Cada um pode fazer a sua parte para se prevenir”, disse André.


Campanha de vacinação contra Influenza


A campanha de vacinação contra a Gripe deste ano foi antecipada em um mês – inicia no dia 23 de março, segunda-feira – por decisão do Ministério da Saúde como medida para proteger a população contra a Influenza e facilitar o diagnóstico do Coronavírus, tendo em vista a semelhança dos sintomas entre as doenças. Cabe lembrar que para o Coronavírus ainda não existe vacina.


A partir de 23 de março podem procurar a vacina idosos (60 anos e mais) e trabalhadores da saúde. A segunda fase, que começa em 16 de abril, será para professores das escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.


Na terceira etapa, com início em 9 de maio, devem ser imunizadas crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), povos indígenas, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos sob medidas socioeducativas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e adultos de 55 a 59 anos.

Confira as principais ações que a Prefeitura está realizando para a prevenção e organização dos atendimentos à comunidade:


– Cancelamento das atividades com grupos de Melhor Idade;

– Cancelamento dos eventos da programação de Aniversário de Indaial;

– Adiado para data indeterminada o 1° Risoto Solidário em Prol do Hospital Beatriz Ramos;

– Cancelamento da festividade de 25 anos da Feira Livre de Indaial;

– Suspensas temporariamente as atividades de grupos de PAIF, PAEFI, famílias acolhedoras e GRGM (Grupo Reflexivo de Gêneros e Masculinidades), além de visitas a Casas Geriátricas pela Secretaria de Desenvolvimento Social;

– Cancelamento da V Ostergarten – Jardim de Páscoa;

– Suspensas folgas e férias dos profissionais de saúde, assim como viagens e congressos aos servidores públicos;

– Foi elaborado um fluxograma para atendimento nas Unidades de Saúde com o objetivo de atender os casos suspeitos;

– Serão nomeados enfermeira e médico para atender as dúvidas da comunidade através de um telefone de contato que será divulgado nesta semana;

– A orientação é de que a comunidade não procure o Pronto-Socorro caso haja dúvida de sintomas, pois esse é um ambiente de muita circulação. O mais indicado é procurar a unidade de saúde do seu bairro;

– A campanha de vacinação contra a Gripe (Influenza) foi antecipada para o dia 23 de março, conforme orientação do Ministério da Saúde;

– Monitoramento da situação em outras cidades. Troca de informações com outras secretarias;

– Aquisição de mais máscaras e álcool gel para os profissionais da saúde;

– Dúvidas podem ser supridas nas Unidades de Saúde.

você pode gostar também
BANNER SAMAE BLUMENAU
BANNER SAMAE BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.