Vale do Itajaí Notícias
A notícia além do olhar técnico!
BANNER SAMAE BLUMENAU
banner camara de blumenau feve 2024
BANNER PASCOA BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow

Pomerode recebe 1.000 excursões escolares em 2019 e se consolida como principal roteiro educativo de SC

Cidade reúne atrações que cabem no bolso dos pais e dão tranquilidade aos professores

BANNER PASCOA BLUMENAU
Banner Câmara de Timbó
PlayPause
previous arrow
next arrow

POMERODE – A Cidade de Pomerode recebeu cerca de mil excursões escolares apenas no ano de 2019. A estimativa é do trade turístico local, baseada nos dados de atrações que atendem instituições de ensino regularmente. Cerca de 40 mil crianças passaram pela cidade em visitas organizadas por escolas no ano passado, número que o setor espera superar em 2020.

Vale do Itajaí, Litoral, Norte e Grande Florianópolis estão entre as regiões que mais enviam excursões ao município, mas há casos de ônibus que partem com estudantes até do Paraná e da Serra catarinense.

O Roteiro Educativo de Pomerode inclui parques e museus pensados para combinar aprendizado e diversão, além de roteiros em comunidades rurais. Num só dia, as turmas conseguem visitar mais de um atrativo e ainda conhecem a cultura da cidade mais alemã do Brasil.

“O custo-benefício de Pomerode é um diferencial muito importante. São atrações que cabem no bolso dos pais e dão tranquilidade aos professores e divertem ao mesmo tempo em que ensinam, analisa Gicele Correa, sócia do Parque Educativo Vila Encantada.

Na Vila Encantada, as crianças aprendem sobre o mundo dos dinossauros enquanto desafiam equilíbrio e coordenação em brincadeiras ao ar livre. Com réplicas de enormes animais pré-históricos, oficinas e atividades lúdicas, as escolas associam aos conteúdos curriculares um tema que desperta a curiosidade dos alunos.

“Um dos pontos muito importantes para mim, como professora, é a segurança do espaço, dos brinquedos, ter monitores acompanhando tudo. Já estive na Vila Encantada inúmeras vezes com meus alunos, e tem tudo o que a gente procura num passeio escolar”, conta a professora Daniela Reinke.

Outra atração relacionada ao Roteiro Educativo é o Zoo Pomerode, o maior de Santa Catarina e um dos mais antigos do Brasil. A instituição é referência na preservação de espécies ameaçadas e possui educadores ambientais que guiam os passeios infantis. Em 2019, Pomerode ainda ganhou dois novos museus temáticos, que também atendem grupos estudantis.

Turismo para a família

Excursões educativas são mais um nicho de turismo em que Pomerode é referência no estado. A cidade recebe milhares de famílias todos os anos que buscam conhecer a cultura e a qualidade de vida do Vale Europeu catarinense.

Pomerode também promove eventos conhecidos nacionalmente. Dos 366 dias de 2020, em 140 deles haverá algum tipo de evento ou programação especial movimentando a cidade.
Entre 12 de março e 12 de abril, ocorre a 12ª Osterfest, que neste ano terá um ovo de 15 metros de altura desenhado pelo artista plástico Romero Britto. Há também o Festival Gastronômico (julho), o Pomerode Bierfest (novembro), a Weihnachtsfest (dezembro) e a Festa Pomerana (janeiro), além de vários outros de menor porte.

você pode gostar também
BANNER SAMAE BLUMENAU
BANNER SAMAE BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.