Vale do Itajaí Notícias
A notícia além do olhar técnico!
BANNER SAMAE BLUMENAU
bANNER CAMARA DE BLUMENAU ABRIL
PlayPause
previous arrow
next arrow

Pomerode inicia passeios pela Rota Raízes Germânicas

banner camara timbo abri
banner rio dos cedros
PlayPause
previous arrow
next arrow

POMERODE – Uma experiência cultural do bem viver em comunidade, herdada pelos primeiros colonizadores e empreendedores que se estabeleceram na localidade de Pomerode Fundos. Esta é a proposta da nova atração de Pomerode, que recebeu o nome de Rota Raízes Germânicas.

O lançamento da nova rota ocorre neste sábado, 29, com um famtour que reunirá guias turísticos, autoridades e imprensa local. O passeio inclui transporte, visitas em estabelecimentos, degustações e um delicioso café rural de encerramento.

No total, envolve sete empreendimentos e dois atrativos da cidade. O Sebrae/SC, por meio do projeto Pomerode Experience, ajudou na estruturação da rota e está viabilizando a criação da marca e folder de divulgação. A ideia partiu de empreendedores e moradores da comunidade, que desejam compartilhar com o público a história e modo de vida no lugar que escolheram para amar, criar raízes e preservar.

“Estamos muito ansiosos para receber os visitantes. Nos esforçamos bastante para oferecer algo que transmita nosso modo de viver. Temos muitas histórias para contar”, explica Dagmar Guenther, moradora, empresária e líder no processo de elaboração da atração.

De acordo com Aloisio Vicente Salomon, analista do Sebrae/SC, o projeto mostra o empenho e interesse da comunidade em profissionalizar o turismo na cidade. “Partiu da própria comunidade o interesse de desenvolver este trabalho. Desta forma, estamos focando no turismo de experiência, valorizando a riqueza cultura que a região possui”, comenta.

O passeio pela rota pode ser feito de maneira particular, no qual o visitante vai ao local que mais lhe interessar, ou guiado. A Secretaria de Turismo de Pomerode dispõe de uma relação de guias especializados na história e cultura dos colonizadores alemães. Para isso, basta entrar em contato pelo telefone (47)  3387-3419 ou pelo e-mail [email protected] e solicitar a relação dos profissionais.

Conheça os pontos da Rota:

Museu Casa do Imigrante Carl Weege

A construção enxaimel é um memorial cuidadosamente ambientado com móveis e objetos da época da colonização que homenageia Carl Weege, um dos pioneiros entre os imigrantes pomeranos.

Morro da Turquia:

O Morro da Turquia possui 586 metros de altura e é o mirante natural mais próximo da região central da cidade, distante cerca de 10 km do Portal Turístico Sul.

JC Artes e Decorações – Rodas D’água, Réplicas e Moinhos

A arte de valorizar a cultura dos colonizadores germânicos permanece viva na memória da comunidade através da criação de peças de artesanato que resgatam as lidas cotidianas das antigas propriedades rurais de Pomerode, numa época em que quase toda energia de trabalho era movida pelas rodas d’água. Na visita você vai conhecer essa história e poderá comprar peças únicas e miniaturas feitas artesanalmente em madeira.

Loja de Artesanato Cantinho da Carmelita

Oferece opções de artesanatos, como lembranças e presentes criados pelas hábeis mãos das artesãs da região. No espaço você também vai encontrar as deliciosas bolachas e biscoitos tradicionais da cultura germânica.

Doce Alma Bolachas Artesanais

A tradição das receitas típicas das omas (avós em alemão) foi preservada através da elaboração das deliciosas bolachas e doces caseiros feitos com ingredientes coloniais. Além dessas delícias, você vai encontrar novidades, como os cookies de malte e cerveja e as bolachas de araruta, que resgatam os sabores das antigas cozinheiras da comunidade.

Guenther Velas Especiais

Além das opções de velas como artigos de decoração, lembranças e presentes, você vai encontrar as lindas coleções de Natal e Páscoa em exposição permanente na loja o ano inteiro.

Pousada e Restaurante Rancho Verde

A bela propriedade oferece serviço de hospedagem em duas cabanas junto ao lago e possui um restaurante com opções variadas, tendo como destaque os pratos elaborados com peixes, especialmente a tilápia produzida na região. O lugar também é ideal para a pesca esportiva.

Pousada do Imigrante

Oferece hospedagem em confortáveis chalés construídos no estilo enxaimel. As diárias incluem serviço de café da manhã, wi-fi e uma lagoa ideal para pescar e andar de canoa.

você pode gostar também
bannerio
BANNER SAMAE BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.