Policlínica de Blumenau já enviou mais de 56 mil autorizações de consultas com especialistas por meio do WhatsApp
No primeiro ano do serviço, número de falta em consultas passa de 10 mil.
BLUMENAU – A Secretaria de Promoção da Saúde (Semus), por meio da Policlínica Lindolf Bell, está usando a tecnologia para fazer contato com os pacientes. Desde fevereiro de 2021, os usuários estão recebendo o documento que autoriza consultas médicas com especialistas por meio do WhatsApp. Durante o primeiro ano da ação, a medida poderia ter resultado em 56,5 mil consultas, porém, houveram 10,8 mil faltas de pessoas que deixaram de comparecer na data e horário agendado, o que representa 19% de abstenção.
O procedimento que começou a ser adotado durante a pandemia de Covid-19 evita que o paciente precise se deslocar até a Policlínica, no bairro Itoupava Norte, para retirar a autorização. As consultas cujos especialistas são os mais procurados como nutricionista, dermatologista, coloproctologista e otorrinolaringologista também são aquelas que registraram o maior número de absenteísmo. Foram entre 800 e 1.500 faltas no período analisado.
A Semus orienta que quando o paciente perceba que não poderá comparecer na data da consulta, ele pode procurar a unidade Estratégia Saúde da Famíliade (ESF) ou Ambulatório Geral da Família (AGF) onde solicitou o agendamento, informando o interesse em desmarcar a data. A medida garante que um novo usuário possa ser atendido naquele horário e evita ociosidade da equipe médica que aguarda pelo paciente.
Nos últimos meses as equipes responsáveis por comunicar aos pacientes sobre as consultas agendadas na Policlínica adotaram a estratégia de entrar em contato com o usuário mais próximo da data do agendamento como forma de ajudar o paciente a lembrar da consulta. Outra medida que poderia ser adotada pelos usuários é manter a autorização da consulta à mão para não perder a data do agendamento.
Apesar do uso da tecnologia, as pessoas que preferirem receber a autorização impressa também têm a opção de retirar o documento na unidade ESF ou em um dos sete AGFs de referência. A secretaria reforça a importância das pessoas terem sempre o cadastro, incluindo o telefone de contato atualizado junto às unidades de saúde do município.
Serviço de Regulação faz monitoramento e busca ativa de pacientes
Desde o mês de abril, o Serviço de Regulação está fazendo contato com usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) para monitorar a demanda por consultas, exames e procedimentos em toda a rede pública de saúde do Município. O contato ocorre de segunda a sexta-feira, das 16h30 às 20h30, por meio de telefones fixos da Central de Regulação, e em casos específicos a tentativa é feita pelo aplicativo WhatsApp.