A notícia além do olhar técnico!

Polícia Militar inicia criação de cavalos em Indaial

INDAIAL – A Polícia Militar de Santa Catarina deu início aos trabalhos de criação de cavalos em Indaial, município pertencente à 34ª Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Timbó. A atividade, chamada de coudelaria, visa criar os animais para serem utilizados no policialmente montado no Estado.

A coudelaria, que está instalada no bairro Warnow, em uma área de 250 mil metros quadrados, iniciou as atividades há poucos dias e já conta com 10 cavalos. “Esses animais foram trazidos da coudelaria de São José, mas, ainda neste ano, a reprodução dos cavalos passará a ser feita apenas em Indaial”, explica o chefe da Seção Técnica do Regimento da PM Montada, Capitão Fernando Jahn Bessa.

Fotos: Bruna Laline Ramos/ADR Timbó

Atualmente, a estrutura em São José não tem capacidade para atender a demanda de todo o Estado, em razão disso é que a PM implantou a coudelaria em Indaial. Agora, pretende-se aumentar o número de animais para a Cavalaria, com a meta de produzir 10 potros ao ano.

Segundo o Capitão Bessa, a estrutura em Indaial conta com uma equipe de policiais militares que já têm experiência na área, incluindo uma veterinária, oferecendo cuidado especial aos animais, com o objetivo de facilitar a doma quando atingirem a fase adulta para que, assim, possam ser utilizados no policialmente montado.

Policiamento montado

Fotos: Bruna Laline Ramos/ADR Timbó

O policiamento montado vem sendo aplicado na Polícia Militar de Santa Catarina desde a sua criação, em 1835, e, apesar do longo período cronológico no qual se utiliza o cavalo como instrumento de busca pela segurança pública, este processo de policiamento permanece atual e eficaz.

O foco principal sobre o qual se centra a justificativa de emprego do efetivo montado continua sendo a colocação do homem em um plano mais elevado em relação aos seus “oponentes”.

Esse tipo de policiamento se presta em eventos variados, como jogos de futebol, manifestações em que possa haver quebra da ordem pública e eventos com grande concentração de público, como o carnaval e shows diversos.

Atualmente, há seis instalações de Polícia Montada no Estado: Esquadrão em Joinville e Lages, Pelotão em Chapecó e Criciúma, Grupo em Caçador, e o Regimento, instalado em São José.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.