SANTA CATARINA – A Polícia Militar Ambiental (PMA) divulgou nesta segunda-feira (13) um esclarecimento sobre relatos de ataques atribuídos a um Puma concolor (leão-baio ou onça-parda) na cidade de São João do Itaperiú. Após investigações, a PMA concluiu que houve apenas um incidente registrado, ocorrido em 17 de dezembro de 2024, quando duas ovelhas foram atacadas em uma fazenda local.
A 2ª Companhia do 1º Batalhão de Polícia Militar Ambiental, sediada em Joinville e responsável pela região, informou que, o incidente foi isolado e não há registros de outros casos antes ou depois dessa data, e que em análise de evidências, apenas um vídeo e uma foto foram confirmados como autênticos pelos proprietários das ovelhas, mas nenhuma das mídias mostra o animal responsável pelo ataque. Também foram feitos contatos com a prefeitura e testemunhas que corroboraram a inexistência de outros relatos ou evidências que sustentem novos episódios ou a presença do Puma.
A PMA reforçou que não há comprovação de ataques realizados por Puma concolor, também conhecida como suçuarana , leão-baio e onça-parda na região, ressaltando que o caso de dezembro foi um evento isolado.