Slider

Polícia descobre garimpo ilegal no Vale do Itajaí, dois são presos

Por Judson Lima

SANTA CATARINA – Após denúncia anônima, a Polícia Militar Ambiental (PMA) de Blumenau, realizou em um munícipio atendido pela unidade na região do Vale do Itajaí uma operação para coibir o garimpo ilegal.

Judson Lima/Foto:Polícia Militar Ambiental

Juntamente com a Companhia de Patrulhamento Tático (CPT) do 10° Batalhão de Polícia Militar de Blumenau, foi realizada uma trilha na área de mata, onde flagraram dois homens realizando a atividade de mineração em busca de ouro ilegal.

No momento da abordagem, um dos homens tentou fugir, mas não obteve êxito. Na área onde foram abordados, havia vários equipamentos, como picaretas, marretas, ponteira, pás, alavanca, carrinho de mão e uma lupa dobrável.

Questionados, informaram que estavam procurando ouro, e que não possuiam documentos para a atividade. Na área elevada do local da abordagem foi localizado um túnel de aproximadamente 30 metros de comprimento, que segundo os abordados foi construído manualmente.

Os homens foram notificados e autuados por estarem realizando uma atividade passível de licenciamento, além de destruição da vegetação nativa.

Lembramos que explorar matéria-prima pertencente à União sem autorização legal, conforme o artigo 2º da Lei 8.176/1991; e extração de recursos minerais sem a competente autorização, segundo o artigo 55 da Lei 9.605/1998 são considerados crimes ambientais.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.