SANTA CATARINA – Uma operação conjunta resultou na apreensão de 550 pacotes (5.500 maços) de cigarros contrabandeados do Paraguai . A ação foi realizada pelo 2º Batalhão de Polícia Militar de Fronteira com apoio da Receita Federal e da Polícia Militar Rodoviária.
A abordagem ocorreu na SC-160, cidade de Pinhalzinho, quando uma guarnição em patrulha identificou um veículo suspeito. Ao iniciar a perseguição, o motorista perdeu o controle do carro e colidiu contra um barranco. O condutor, cuja identidade não foi revelada, fugiu a pé e permanece foragido.
Os cigarros apreendidos, todos de origem estrangeira, não possuíam documentação fiscal. O valor estimado da carga ultrapassa R$ 100 mil no mercado ilegal. O veículo e a mercadoria foram encaminhados à Receita Federal para os procedimentos cabíveis.
Esta é uma das maiores apreensões de cigarros contrabandeados na região oeste catarinense nos últimos meses. A PMSC alerta que o comércio de produtos ilegais configura crime de contrabando, com pena de 2 a 5 anos de prisão.
A operação realizada na última quarta-feira (11), faz parte do reforço no policiamento de fronteira para combater o tráfico de mercadorias. Novas ações estão previstas para as próximas semanas na região.