Vale do Itajaí Notícias
A notícia além do olhar técnico!
BANNER SAMAE BLUMENAU
banner camara de blumenau feve 2024
BANNER PASCOA BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow

Pleito de entidades empresariais locais busca reforço do efetivo policial de Gaspar e região

Em videoconferência realizada nesta segunda-feira (24), Acig, Facisc, Acibr e lideranças do segmento reforçaram solicitação à Comissão de Segurança Pública do estado

BANNER PASCOA BLUMENAU
Banner Câmara de Timbó
PlayPause
previous arrow
next arrow

GASPAR – Reivindicação que está sempre na pauta de lideranças locais, o aumento do efetivo policial em Gaspar e região foi discutido na tarde desta segunda-feira (24). Uma videoconferência organizada pela Facisc, Associação Empresarial de Gaspar (Acig) e Associação Empresarial de Brusque (Acibr) reuniu lideranças locais e representantes da Comissão de Segurança Pública de Santa Catarina. A agenda teve como objetivo pressionar os representantes da comissão para garantir que a região receba mais atenção do Governo Estadual quando o assunto é segurança.

O representante da Câmara Técnica de Segurança Pública do Programa de Desenvolvimento Econômico de Gaspar (DEL) e coordenador do Núcleo de Parques Aquáticos da Acig, Willian Stein, destacou a necessidade de uma reorganização do efetivo. “Parece que a cidade está sendo punida pelos bons índices que tem. Como temos baixa criminalidade, parece que somos esquecidos no que diz respeito ao aumento da equipe da polícia militar da região. É preciso entender, no entanto, que estes índices não representam com total transparência a realidade, já que muitas vezes a falta de estrutura resulta em atendimentos não realizados”, comentou.

Willian lembrou às autoridades que atualmente Gaspar conta com um policial militar para cada 1863 habitantes. O número, como destacou o empresário, é completamente diferente da realidade de cidades menores, como São Miguel do Oeste, por exemplo, onde há 1 policial militar para cada 700 habitantes.

O comandante do 18º Batalhão da Polícia Militar em Brusque, tenente-coronel Otávio Ferreira Filho, reforçou a necessidade de atenção ao efetivo da cidade. “É fundamental que haja um olhar para esta região, pois é fundamental mais investimentos em segurança pública. Queremos estar mais presentes e atuantes junto à população, mas com essa disparidade não é possível. É essencial que haja uma redistribuição de profissionais para garantir que possamos dar mais segurança e tranquilidade à população”, avaliou.

Posição da Comissão de Segurança Pública

O deputado Onir Mocellin, presidente da Comissão de Segurança Pública, ao ser questionado em relação ao efetivo policial, destacou: “Não concordei com a distribuição que o estado fez na última oportunidade, colocando um policial por cidade. É preciso entender melhor o contexto na distribuição do efetivo, especialmente em relação à densidade demográfica. Cidades com o maior número de habitantes precisam de mais atenção”.

Mocellin demonstrou compromisso em levar o pleito para discussão na comissão e apoiar o fortalecimento do efetivo policial para Gaspar e região. “Acredito que devemos chamar o comando geral da PM e a sociedade civil organizada para que a próxima distribuição de efetivo resolva a situação das cidades com o menor número de efetivo e não seja feita de forma política. Precisamos garantir que a cidade seja contemplada conforme sua necessidade”, disse.

O presidente da Acig, Edemar Enio Wieser, reforçou a necessidade de um retorno das autoridades participantes para que haja um plano de ação efetivo e que o Governo do Estado dê um respaldo à cidade. “Apesar de a cidade ser contemplada com efetivo durante a Operação Veraneio – pleito da Acig no último ano – o remanejamento no restante do ano precisa ser realizado e é uma solução em curto prazo que deve ser avaliada”, comentou.

A partir de agora, as entidades seguem acompanhando a reivindicação e as ações a serem tomadas pela Comissão de Segurança Pública, que se comprometeu a avaliar a situação e buscar uma resolução para o pleito.

A Associação Empresarial de Gaspar (ACIG) foi fundada no dia 22 de junho de 1982. A entidade é formada por pessoas com idaias empreendedoras, que buscam o desenvolvimento dos empresários da cidade, além do desenvolvimento municipal. É um órgão capaz de gerar instrumentos facilitadores para a classe empresarial, servindo como um ponto de convergência de interesse dos associados, comunidade e gestão pública.

você pode gostar também
BANNER SAMAE BLUMENAU
BANNER SAMAE BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.