Vale do Itajaí Notícias
A notícia além do olhar técnico!
banner agosto Indaial
banner agosto Indaial
PlayPause
previous arrow
next arrow

Pesquisa aponta sucesso da Páscoa em Blumenau

Turistas representaram mais da metade dos presentes no evento, aponta levantamento.

BANNER CAMARA DE TIMBO JULHO
banner rodeio julho
BANNER SITE FESTA PER TUTTI 1200X200px
banner chutze
PlayPause
previous arrow
next arrow

BLUMENAU – A Páscoa em Blumenau encerrou no início do mês e a expectativa para o próximo ano está em alta, muito pelo que foi apresentado nesta edição. O evento encantou turistas e blumenauenses nos 35 dias em que o Parque Ramiro Ruediger e a Vila Germânica foram transformados para receber os visitantes. A avaliação do público, por meio de pesquisa feita pela empresa AskNew, a pedido da Secretaria de Turismo e Lazer (Sectur) e Parque Vila Germânica, denota o sucesso da Páscoa em Blumenau. 
      
A pesquisa quantitativa foi feita com moradores da cidade e turistas presentes na Páscoa em Blumenau, no período de 29 de março a 1° de maio. O questionário foi estruturado com perguntas fechadas e abertas e aplicado para 258 entrevistados. O levantamento apontou que 9,66 foi a nota média, em uma escala de 0 a 10, de entrevistados que indicariam o evento para um familiar ou amigo.
        
Para o prefeito Mário Hildebrandt, esses dados ratificam a cidade como um dos principais destinos turísticos de Páscoa. “A avaliação foi extremamente positiva e aumenta a nossa responsabilidade para seguir proporcionando a melhor experiência aos visitantes. Esta edição foi prova de que podemos fazer mais e melhor, para que não somente o turista, mas os blumenauenses tenham um espetáculo na Páscoa, assim como tivemos no Natal”, completa.
  
Um dado que chamou atenção foi a quantidade de pessoas que estiveram pela primeira vez na Páscoa em Blumenau, representando 71,32% dos entrevistados. Destes, 67,39% são turistas e 32,61% moradores de Blumenau. Em anos anteriores o público que esteve pela primeira vez no evento representou 36% em 2019, 43% em 2018, 39% em 2017 e em 2016, somente 31%.
  
A pesquisa revelou que 56,6% do público presente no evento visitou somente o evento de Blumenau. Pomerode foi citada por 32,5% dos entrevistados que também estiveram na Páscoa da cidade vizinha. “Junto com Pomerode estamos consolidando a região como o principal destino temático de Páscoa do Brasil. Todos os setores ligados ao turismo tendem a ganhar com esta sinergia”, destaca o secretário de Turismo e Lazer de Blumenau, Marcelo Greuel.
  
Ainda segundo a pesquisa, 59% dos visitantes da Páscoa em Blumenau vieram com a família. O que chamou a atenção foi o percentual de casais que vieram ao evento, resultando em um aumento de 325% se comparado a 2019. Nesta edição 34% do público foram de casais, já em 2019 este número era de apenas 8% do público total. “Esses dados refletem que a Páscoa foi feita para todos, casais, jovens, crianças e adultos. Todos puderam aproveitar as atrações e ter na Páscoa em Blumenau um cantinho especial para confraternizar” diz o prefeito Mário Hildebrandt.
  
Crescimento de turistas no evento
  
A Páscoa em Blumenau registrou um aumento de 50% no número de turistas se comparado a 2019, evidenciando a transição de um evento comunitário para um com amplo potencial turístico. De acordo com a pesquisa, 54% do público deste ano era composto por turistas, enquanto em 2019 tivemos 36%. Para mensurar a evolução da presença dos visitantes de outras cidades no evento, em 2016 os turistas representavam 13% do público, em 2017, 16%, já em 2018, 23%.
  
Dos turistas entrevistados, 69% residem fora da microrregião de Blumenau. Dos visitantes das cidades vizinhas, destacam-se os de Gaspar, que representaram 28,89% do público, Indaial, com 22,22% e Brusque, com 15,56%.
  
A pesquisa apontou que dos 139 turistas que responderam a pesquisa, 65,47% são de Santa Catarina, seguido do Acre com 9,35% e São Paulo com 7,91%. Em 2019, tivemos 55,36% de Santa Catarina, na sequência, visitantes dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, ambos com 8,93%.
    
Decoração é eleita o destaque    
  
A Páscoa em Blumenau em sua concepção é um evento de contemplação, feito para que os visitantes tenham uma experiência única ao desfrutar das atrações. Com este conceito, a decoração foi desenvolvida para atrair as atenções e envolver as pessoas na atmosfera criada. Segundo a pesquisa, o objetivo foi alcançado, ao menos para os entrevistados que colocaram a decoração como o item de preferência no evento.
  
Quando perguntados espontaneamente sobre os itens de preferência do entrevistado e/ou da família, 83,7% ressaltaram a decoração do Parque Vila Germânica, seguido do Parque Infantil, com 7,36% das menções, Pintura de Casquinhas e Passeio de trenzinho, com 2,71% e 1,94%, respectivamente. 
  
Neste ano, a decoração de Páscoa superou a pintura de casquinhas, que em 2019, era citada por 44% dos entrevistados. À época, a decoração ficou em segundo lugar com 20% das citações, porém, ela acontecia em outro formato e em local diferente, o Ginásio Sebastião Cruz, o Galegão.
   
“Observarmos a nota de satisfação com a decoração da Vila Germânica superar muito qualquer atração pontual, como a pintura de casquinhas, por exemplo. Isso comprova o quanto simplesmente visitar o ambiente da Páscoa já surpreendeu o público que vivenciou uma verdadeira experiência de lazer.” ressaltou Janine Kuroski, do Instituto de Pesquisa AskNew.
    
Com relação à avaliação dos itens na Páscoa em Blumenau, a decoração foi destaque, com 96% dos entrevistados citando como ótima. Tiveram também destaque a limpeza, com 94% ótimo, segurança, com 89%, seguido de pontos de alimentação e placas sinalizadoras, com 84% e 81%, respectivamente. Tivemos somente percentuais nos níveis Ótimo, Bom e Regular, dentre os que Viram/Usaram, apontou a pesquisa.
      
Melhorias no evento  
   
O Parque Vila Germânica estruturou a Páscoa em Blumenau com o intuito de melhorar e expandir o evento. Para seguir avançando nessa proposta, a perspectiva do público é fundamental, desta forma a pesquisa corrobora com as ações para os próximos anos, destaca o Secretário de Turismo e Lazer de Blumenau, Marcelo Greuel,
    
Neste quesito sobre melhorias, quando perguntados sobre o que faltava para a Páscoa em Blumenau ficar ainda mais bonita, 70% responderam “nada” e 12% não souberam dizer. Apenas 9% dos entrevistados citaram que gostariam de mais opções de gastronomia, os demais itens ficaram abaixo de cinco pontos percentuais. Já em 2019, 41% responderam que deveria ter mais atrações no Galegão, seguido de mais atrações no Parque Ramiro, com 18%, e mais decoração na cidade como um todo, obtendo 17% das menções.          

Transporte e hospedagem  

A consolidação do evento como um dos principais do Brasil é validada pela ocupação hoteleira, que teve excelente média de ocupação no período da Páscoa em Blumenau, entre 28 de abril e 1° de maio. Um levantamento feito pela Secretaria de Turismo e Lazer (Sectur), com oito hotéis com maior capacidade de leitos apontou que durante o evento houve uma média de 65,54% de ocupação.
    
Os hotéis consultados destacaram que aos fins de semana e feriados, alguns registraram ocupação máxima. Os dados registrados neste ano superam os apontados em 2019, último ano antes da pandemia, que teve uma média de 63,31% nos mesmos estabelecimentos.     
   
Referente aos entrevistados no evento de Páscoa sobre os meios de hospedagem, 56,37% responderam não ter utilizado, 23,74% ficaram em hotel, seguido de casa de amigos, com 11,51%, além de 7,19% disseram que ficaram em pousada ou em hospedagem via Airbnb.
  
Os turistas foram questionados também com relação a qual meio de transporte utilizaram para se deslocar e aproveitar a Páscoa em Blumenau. A pesquisa apontou que, sem contar os moradores de Blumenau, 83,45% dos entrevistados disseram que vieram de carro para o evento, 7,19% de avião e 6,47% de ônibus ou van.
  
Perfil do público
  
A Páscoa em Blumenau teve entrada gratuita em todos os dias e recebeu milhares de pessoas na Vila Germânica e no Parque Ramiro. Com relação ao perfil dos visitantes, 54% do público foi feminino e 46% masculino. Houve um equilíbrio nesta edição, diferente do que constatado em 2019, onde o público feminino representava 70% do total.
  
Referente à idade dos entrevistados, destaca-se que 37% são da faixa etária de 30 a 39 anos e 32% entre 40 a 49 anos. Sobre o perfil econômico dos participantes do evento, na sua maioria faziam parte das classes B e C, com 48% e 39% respectivamente.

você pode gostar também
BANNER SITE FESTA PER TUTTI 1200X200px
banner chutze
banner rodeio julho
PlayPause
previous arrow
next arrow
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.