Vale do Itajaí Notícias
A notícia além do olhar técnico!
BANNER SAMAE BLUMENAU
banner camara de blumenau feve 2024
BANNER PASCOA BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow

Pai é preso em flagrante suspeito de submeter os 3 filhos a situação análoga à de escravos em SC

BANNER PASCOA BLUMENAU
Banner Câmara de Timbó
PlayPause
previous arrow
next arrow

SEGURANÇA – Um homem de 42 anos foi preso em flagrante na tarde desta sexta-feira (2) suspeito de submeter os três filhos, de 11, 14 e 15 anos, à condição análoga de escravidão numa carvoaria em Mafra, no Norte do estado. Os adolescentes chegavam a trabalhar por até 14 horas por dia, apenas com um intervalo para comer e contaram à polícia que eram agredidos e ameaçados pelo pai. Ele negou as acusações.

A Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (DPCami) chegou ao caso por meio de uma denúncia. As vítimas eram dois meninos e uma menina, a mais velha entre os irmãos. A carvoaria ficava na propriedade do pai, na localidade de Avencal de Cima, no interior de Mafra.

Na tarde desta sexta, os policiais foram ao local e encontraram o menino de 11 anos. Ele estava sujo de carvão e aparentava cansaço físico. “A criança tinha, ainda, as mãos calejadas e com queimaduras provenientes do trabalho na carvoaria. Indagamos sobre os fatos, sendo que respondeu que trabalhava no local”, disse o delegado responsável pelo caso, Cassiano Tiburski.

Trabalho escravo

As vítimas contaram ao delegado que juntavam madeira, a lenha usada para fazer carvão. Depois, colocavam dentro do forno e acendiam o fogo. Após o carvão queimar, tinham que tirar do forno e levar em um depósito. “Isso gera muita fuligem, poeira tóxica. E não usavam equipamentos de proteção individual”, disse Tiburski.

O menino encontrado na carvoaria estava de chinelo. Ele contou à polícia que o pai o ameaçava e agredia. “O menino revelou que se ele não fosse trabalhar, o pai brigava, batia nele e nos outros dois irmãos de 14 e 15 anos, que também exerciam a função exaustiva no local”, contou o delegado.

O delegado contou que, enquanto os policiais civis conversavam com o menino, o pai chegou ao local. “Neste momento, a vítima, imediatamente, calou-se por medo de sofrer agressões”, relatou Tiburski.

Na carvoaria, os policiais encontraram fornos e o depósito para estocagem, próximas à casa da família. As vítimas receberam atendimento do psicólogo policial da delegacia de Mafra, para o qual foram dadas informações que confirmaram que os três menores eram explorados ilegalmente, informou a Polícia Civil.

Prisão

O pai foi preso em flagrante pelo crime de redução à condição análoga a de escravo, caracterizado pelo fato dos adolescentes serem coagidos, terem longas jornadas de trabalho e não usarem equipamento de proteção individual.

“Na delegacia, o indiciado negou os fatos, alegando que não obrigava os filhos a trabalhar, nem batia ou ameaçava, e que o trabalho com carvão não era tão pesado assim”, disse o delegado. O preso foi levado ao Presídio Regional de Mafra.

você pode gostar também
BANNER SAMAE BLUMENAU
BANNER SAMAE BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.