Vale do Itajaí Notícias
A notícia além do olhar técnico!
BANNER SAMAE BLUMENAU
banner camara de blumenau feve 2024
BANNER PASCOA BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow

Padre de SC depõe sobre suspeita de crime sexual e diz que não sabia que falava com menor, segundo polícia

BANNER PASCOA BLUMENAU
Banner Câmara de Timbó
PlayPause
previous arrow
next arrow

SÃO JOAQUIM – O padre de São Joaquim, na Serra catarinense, suspeito de crime sexual envolvendo um adolescente de 13 anos foi ouvido pela Polícia Civil na tarde desta terça-feira (31). De acordo com o delegado Diego Azevedo, “ele alegou em depoimento que achava que estava falando com outra pessoa. Disse que não sabia que era menor de idade”. O padre, de 41 anos, é suspeito de adquirir fotos de cunho sexual do adolescente.

O advogado do padre, Marcelo Menegotto, confirmou que o cliente foi ouvido pela polícia na tarde desta terça, mas não comentou o conteúdo do depoimento. “Ele foi afastado da paróquia, está esperando o procedimento [de denúncia] começar”, afirmou.

Além disso, o advogado enfatizou que não houve contato físico entre o pároco Joacir Xavier e o adolescente: “Não há foto do padre com qualquer pessoa. Se teve em tese uma conversa, não teve contato físico nenhum, não tem ato sexual nenhum”.

De acordo com o delegado, o padre confirmou que “a mensagem foi ele quem mandou realmente e que as fotos foram tiradas do quarto dele”. O adolescente já foi ouvido pela Polícia Civil e disse que o pároco, por meio de uma rede social, pediu que ele enviasse fotos do próprio órgão genital. O menor de idade contou que o suspeito também lhe enviou imagens com o mesmo teor.

O delegado afirmou ainda que aguarda laudo do Instituto Geral de Perícias (IGP) e que o padre deverá ser indiciado por adquirir cena pornográfica envolvendo adolescente, crime previsto no Estatuto da Criança e do Adolescente (Eca).

Investigação

“O adolescente tirou um print dessa conversa [em que o padre teria pedido as fotos] e publicou num grupo de WhatsApp. Várias pessoas já estavam sabendo por causa disso. Nesse diálogo, o padre perguntou pro adolescente se ele tinha gostado da foto”, disse Diego Azevedo.

O delegado afirmou que, pela foto, é possível identificar móveis que seriam do quarto que o padre ocupa na casa paroquial. Por ora, não há indícios de que outros adolescentes tenham sido vítimas.

Outras nove pessoas já foram ouvidas pela polícia. Na quinta (27), o padre, que estava numa excursão na Itália com outras pessoas da paróquia, chegou ao Aeroporto Internacional Hercílio Luz, em Florianópolis. No local ele foi abordado por equipes das polícias Civil e Federal.

Aos policiais o pároco negou ter cometido o crime pelo qual é investigado e disse que perdeu o celular durante a viagem. Entretanto, de acordo com o delegado, até quarta (25) o religioso postou fotos da excursão pelo país europeu.

“É no mínimo estranho ele falar que perdeu. A gente acredita que ele possa ter sido avisado por pessoas da paróquia a respeito da investigação e, por isso, tenha jogado o celular fora”, disse Azevedo. Como não houve flagrante, o religioso foi liberado.

Afastamento das funções

A Diocese de Lages, na Serra catarinense, informou em comunicado na segunda (30) que afastou o padre das funções. Também afirma que fará uma apuração interna. “Já está em andamento uma investigação prévia, de acordo com o Código de Direito Canônico (cân. 1717), a fim de averiguar se há ou não o referido delito”, escreveu o administrador apostólico de Lages, Dom Nelson Westrupp.

Segundo o comunicado, o padre ficará afastado enquanto durar a investigação. “Lembramos a todas as pessoas de boa vontade que a Igreja, de nenhum modo, é conivente com tal crime, tem profunda compreensão e solidariedade com as vítimas e seus familiares, bem como trata esses e outros casos semelhantes de forma rigorosa e transparente”, escreveu o administrador.

você pode gostar também
BANNER SAMAE BLUMENAU
BANNER SAMAE BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.