SEGURANÇA – Uma operação no comércio varejista de combustível (postos e lojas de conveniência) resultou na fiscalização de nove estabelecimentos comerciais, e no bloqueio de cinco bicos de combustível em Caçador.
A operação, coordenada setor de Fiscalização de Jogos, Diversões Públicas e Produtos Controlados da Polícia Civil, teve início na terça-feira (19) e terminou na manhã desta quinta-feira (21), e contou com a participação da ANP de Porto Alegre (Agência Nacional de Petróleo), do Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia de Santa Catarina) e Procon de Caçador.
Dos nove postos fiscalizados um teve a bomba interditada por abastecer uma quantidade menor do que marcava, problema identificado como vazão de combustível. Outros cinco postos foram notificados por não apresentarem os alvarás necessários para funcionamento, outras duas notificações foram feitas por licença ambiental vencida, mais quatro por não terem autorização da Polícia Civil para comercializar vendidas alcoólicas nas lojas de conveniência e quatro autuação pelo Procon por estarem comercializando produtos vencidos.
No total, foram fiscalizados 96 bicos de combustível, dos quais 86 foram bloqueados e cinco interditados por apresentarem problema de vazão. Os estabelecimentos notificados têm 48 horas para regularizar a situação, nos casos mais graves, e 10 dias os outros pontos vistoriados.
A Delegacia Regional de Polícia Civil de Caçador informou que a operação foi abrangente e buscou verificar desde a qualidade dos combustíveis à integridade das bombas além de checar a validade dos alvarás e licenças municipais, estaduais e ambientais e produtos vendidos.