Vale do Itajaí Notícias
A notícia além do olhar técnico!
BANNER SAMAE BLUMENAU
banner camara de blumenau feve 2024
BANNER PASCOA BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow

Operação desmantela organização criminosa que furtava veículos e extorquia vítimas em SC

Foram cumpridos sete mandados de prisão preventiva e 16 mandados de busca e apreensão.

BANNER PASCOA BLUMENAU
Banner Câmara de Timbó
PlayPause
previous arrow
next arrow

SEGURANÇA – A Polícia Civil prendeu sete pessoas na Operação M.O. Itinerante contra uma organização criminosa especializada em furto de veículos e extorsão às vítimas. A ação é da Setor de Investigação e Capturas (SIC) da Delegacia de Polícia da Comarca de Palhoça e foi desencadeada pela manhã em Joinville e litoral Norte.

Foram cumpridos sete mandados de prisão preventiva e 16 mandados de busca e apreensão. Além dos presos em Joinville, houve prisões em São Francisco do Sul (01) e em Itajaí (01), no Presídio local.

Foto: PC

Segundo o delegado Arthur Lopes, da DP de Palhoça, a investigação começou após uma série de furtos de veículos, durante o período noturno, de dentro de revendedoras de automóveis em Palhoça. “Após os levantamentos iniciais, foi apurado que poucas horas após a subtração do carro, a vítima passava a sofrer graves ameaças por telefone. Utilizando-se disso, os criminosos exigiam o pagamento de resgate”, afirma o delegado.

Joinville era a base da organização criminosa. Os integrantes do bando responsáveis pela operacionalização dos furtos viajavam até as cidades em que ficavam as revendedoras de veículos escolhidas. Foram apurados sete furtos – todos da marca Hyundai,o que chamou a atenção dos investigadores. Cinco veículos foram levados de estabelecimentos comerciais de revenda automotiva localizada em Palhoça, um em Florianópolis e um em Balneário Camboriú.

Conforme o delegado, os furtos eram seguidos de extorsão das vítimas por outros integrantes da organização, responsáveis por essa logística, os quais cobravam o pagamento de valores para a devolução dos carros, sob a constante ameaça de terem as lojas incendiadas, e, até, de crianças da família serem atacadas. Depois que recebiam o resgate, os criminosos atuavam na ocultação de recursos ilícitos, usando-se de laranjas para dificultar o rastreamento e a identificação dos demais integrantes. Os valores investigados foram sequestrados por meio de bloqueio das contas bancárias pela Justiça.

A investigação da Polícia Civil começou há cinco meses. Houve auxílio das Divisões de Investigação Criminal – DIC de Palhoça e Joinville, da Central de Plantão Policial – CPP de Joinville. Também foram recebidas importantes informações da inteligência da Polícia Rodoviária Federal e do 16° Batalhão da Polícia Militar.

Na operação desta quinta-feira participaram 43 policiais civis com o apoio da DIC de Palhoça; DIC de Joinville; Delegacia de Homicídios – DH de Joinville; 3a DP de Joinville; DPCO de Araquari; DPCO de São Francisco do Sul; DIC de Jaraguá do Sul; DPCO e DIC de São Bento do Sul e Coordenadoria de Operações e Recursos Especiais – CORE. Os presos foram encaminhados ao sistema prisional de Joinville.

você pode gostar também
BANNER SAMAE BLUMENAU
BANNER SAMAE BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.