Operação contra tráfico humano para exploração sexual desarticula rede internacional com atuação em SC

As investigações revelaram que a organização criminosa atuava desde 2017, explorando aproximadamente 70 mulheres.

Foto: Polícia Federal
Foto: Polícia Federal

SANTA CATARINA – A Polícia Federal deflagrou nesta quarta-feira (3/9) a Operação Cassandra, com foco no combate ao tráfico internacional de pessoas para exploração sexual. A ação, realizada em conjunto com a polícia da Irlanda, cumpriu mandados em cinco municípios catarinenses: Florianópolis, São José, Camboriú, Biguaçu e Palhoça.

As investigações apontam que a organização criminosa atuava desde 2017 no aliciamento e exploração sexual de mulheres, sendo cerca de 70 vítimas já identificadas. O grupo mantinha rígido controle sobre as mulheres e utilizava esquemas sofisticados de lavagem de dinheiro para ocultar os lucros obtidos com a exploração sexual.

WhatsApp Image 2025 09 03 at 07.22.09
Foto: Polícia Federal

Em Santa Catarina, a operação concentrou-se principalmente na região da Grande Florianópolis, como em São José: 7 buscas e 3 prisões, Florianópolis: 7 buscas e 1 prisão, Palhoça: 5 buscas, Biguaçu: 2 buscas e 1 prisão e Camboriú: 1 busca e 1 prisão.

A ação internacional contou com a participação da EUROPOL e da Garda National Protective Services Bureau da Irlanda, onde a operação foi batizada como Operation Rhyolite.

Em todo o Brasil, foram mobilizados 120 policiais federais e sete servidores da Receita Federal, para dar cumprimento a cinco mandados de prisão preventiva e 30 mandados de busca e apreensão nos estados de Santa Catarina, São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Minas Gerais e Mato Grosso. Além dos mandados, a Justiça Federal também decretou 13 medidas restritivas de direitos

Os investigados responderão por tráfico internacional de pessoas, exploração sexual, lavagem de dinheiro e associação criminosa, entre outros crimes.

Texto: jornalista Judson Lima

Você não pode copiar conteúdo desta página