BLUMENAU – Nesta quarta-feira (16/04), o Ministério Público de Santa Catarina deflagrou a Operação Artemis em Blumenau para combater crimes de pornografia infantojuvenil na internet. A ação foi coordenada pelo CyberGAECO, grupo especializado em crimes cibernéticos, em conjunto com a 10ª Promotoria de Justiça da comarca.
Foram cumpridos três mandados de busca e apreensão e um de quebra de sigilo telefônico e telemático. Durante as diligências, foi confirmado o armazenamento de material de abuso sexual envolvendo crianças e adolescentes, resultando na prisão em flagrante de um suspeito.
A operação contou com apoio da Polícia Científica de SC e da Polícia Federal, que colaborou com informações por meio da Coordenação de Repressão a Crimes Cibernéticos (CCASI). As investigações, que ainda correm em sigilo, apontam para um perfil de criminosos que se aproveitam do anonimato da internet para consumir e compartilhar conteúdo ilegal.
O nome Artemis faz referência à deusa grega protetora das crianças e das mulheres, simbolizando o objetivo da ação: proteger vítimas vulneráveis e combater redes de exploração sexual.
O GAECO e o CyberGAECO atuam no combate a organizações criminosas, incluindo crimes digitais, reunindo esforços do MPSC, Polícia Civil, Polícia Militar e outros órgãos de segurança.
A operação reforça o compromisso do Ministério Público no enfrentamento a crimes graves contra a dignidade sexual de crianças e adolescentes. Novas informações devem ser divulgadas após a quebra do sigilo processual.