UNIMED---50-anos
Banner Indaial
Banner Rodeio Saúde
Banner Educação Rodeio
PlayPause
previous arrow
next arrow

Olhar cuidadoso garante sucesso nos processos de adoção realizados em Blumenau

gulamania
Banner Rodeio Saúde
PlayPause
previous arrow
next arrow

BLUMENAU- A comarca de Blumenau, no Vale do Itajaí, encerrou o primeiro semestre de 2021 com 13 crianças e adolescentes adotados. O número corresponde à metade do alcançado no mesmo período em 2020, ano em que a comarca bateu recorde nas adoções, com registro de 56 ao longo de 12 meses. No entanto, essa redução quase pela metade no comparativo semestral não deve ser encarada de forma negativa.

“O número de adoções encaminhadas e concluídas, traduzem-se no resultado do trabalhado feito com a cautela e qualidade que exige, na busca de famílias adotivas. Por essa razão, compreendo que, para além dos números e volume de adoções efetuadas, o sucesso para os casos requer um olhar cuidadoso sobre cada situação concreta, em aproximação para adoção”, cita a assistente social Analu Cardoso Trevizan ao observar que em 2020 foram feitos mais encaminhamentos de adoção de grupos de irmão, o que pode ter refletido nesta redução.

A servidora ressalta ainda que, nos primeiros seis meses deste ano continuou a ser feito um intenso trabalho de acompanhamento dos estágios de convivência, tanto remoto quanto presencialmente. Recursos tecnológicos utilizados desde o início do processo de adoção, durante a pandemia, e que não apontam danos nos processos de aproximações, adoções e estágios de convivência, seguem em uso.

“O uso de tecnologias e de aplicativos de voz, vídeo, mensagem e imagem possibilitou a interação e o atendimento das demandas apresentadas às novas famílias, durante a adaptação das crianças/adolescentes nos estágios de convivência. A experiência nos leva a considerar que não houve prejuízo ao acompanhamento dos casos, o fato de terem ocorrido de forma remota e híbrida, em virtude das exigências de distanciamento social, requeridas pela pandemia”, argumenta a assistente social.

Atualmente há 13 crianças e adolescentes entre nove anos e 18 anos aptas da adoção na comarca de Blumenau. O objetivo das assistentes sociais do Poder Judiciário para o segundo semestre deste ano, ressalta Analu, é de continuar empenhadas e dar andamento aos encaminhamentos de adoções que chegam para o setor.

Conteúdo: Assessoria de Imprensa/NCI

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.