banner dengue indaial
Banner Rodeio
PlayPause
previous arrow
next arrow

Oktoberfest Blumenau adota ações de sustentabilidade para redução de impacto ambiental e de carbono

Principal festa alemã das Américas vai promover a maior ação ambiental em eventos no estado de Santa Catarina.

banner camara timbo maio
banner camara blumenau maio
banner chutze
banner_olia
banner Gula Mania
PlayPause
previous arrow
next arrow

BLUMENAU – Após dois anos sem Oktoberfest devido à pandemia causada pelo Coronavírus, Blumenau promove de 5 a 23 de outubro a maior festa alemã das Américas, nos pavilhões do Parque Vila Germânica. Motivo de orgulho para os blumenauenses, o evento preserva a cultura dos imigrantes e por tudo que o evento representa, é um verdadeiro símbolo de superação de um povo que vivenciou inúmeros desastres naturais. Nesta edição, que marca o retorno ao calendário das festas de outubro em Santa Catarina, iniciamos um movimento em prol do futuro, da vida e do meio ambiente, por meio de ações de sustentabilidade.

A Oktoberfest retrata a cultura germânica em todos os aspectos do evento, desde a gastronomia, bebida, cenografia e até os famosos e divertidos desfiles. E para quem estava aguardando novidades, a 37ª edição volta em grande estilo e com ações pensadas na preservação do ecossistema. A festa pela primeira vez na história terá um plano de sustentabilidade para reduzir o impacto ambiental e da pegada de carbono, resultando na maior ação ambiental já desenvolvida em eventos no estado de Santa Catarina

“A Oktoberfest Blumenau possui as características do seu povo, o evento mais tradicional do Brasil. Logo, todas as suas ações devem ser pensadas na comunidade que ali está inserida. Queremos abrir diálogo, mostrando a todos a responsabilidade socioambiental do evento e disseminando assim, conhecimento sobre sustentabilidade”, destaca o secretário de Turismo e Lazer e presidente do Parque Vila Germânica de Blumenau, Marcelo Greuel. 

Foto: Marcelo Martins

  
O plano irá inserir as premissas internacionais de sustentabilidade, baseando as ações nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Organizações das Nações Unidas (ONU). Será possível oportunizar o encontro de blumenauenses, cidades da região e turistas de outros estados, e mostrar na prática que um evento de grande porte, tradicional e de cultura sólida, pode também deixar legado de sustentabilidade para todos.
    
“Queremos deixar um legado para as futuras gerações de blumenauenses e também para os que nos visitam. Por isso, a partir desta edição iniciaremos estas ações que vão nortear toda a cadeia que compõe a maior festa alemã das Américas”, completa o prefeito de Blumenau, Mário Hildebrandt.
  
Sustentabilidade na prática com impacto imediato para a cidade
  
O projeto consiste na avaliação do impacto ambiental de todas as áreas do evento, trazendo possibilidades de redução e metas para os próximos cinco anos da festa. Neste primeiro ano, o objetivo foi trabalhar com um diagnóstico profundo, atuando na captura de informações e dados da última edição, promovida em 2019, antes da pandemia causada pelo Coronavírus. O plano apresenta possibilidades gradativas e reais da diminuição do impacto ambiental e da pegada de carbono promovida por um evento de grande porte como a Oktoberfest.
  
Como primeira ação de impacto imediato, a Oktoberfest vai fazer a compensação de carbono por meio do plantio de mais de 4 mil mudas de árvores nativas em dois grandes grupos de áreas de Blumenau (vias públicas e áreas de recuperação ambiental), antes mesmo do início da festa em 2022. Isso compreende a 30% do valor total (1.913 toneladas métricas de CO2) do inventário feito com base na edição de 2019.
  
Ao final da Oktoberfest de 2022, a organização da festa irá divulgar, por meio de análise do próprio evento, um balanço socioambiental que constará os dados para compensação para as próximas edições.
  
A área gastronômica terá um diferencial fundamental para o plano de sustentabilidade na Oktoberfest 2022. A expectativa é que todas as embalagens de itens de alimentação, além dos mais de 2 milhões de copos plásticos utilizados na festa sejam 100% recicláveis. Desta forma, evitando que este material descartável seja jogado em aterro sanitário, levando mais de 200 anos para decomposição.  
  
Não é muito comum ouvirmos falar sobre os malefícios do descarte de óleo de cozinha na pia. Para termos uma ideia, um litro desse resíduo derramado no ralo pode contaminar mais de 1 milhão de litros de água. A intenção é que nesta edição do evento, sejam recolhidos 100% do óleo utilizado nas cozinhas da festa, dando o encaminhamento correto ao material. Da mesma forma, os resíduos hospitalares e de cenografia também terão o destino adequado. 
   
O evento contará com equipe de engenharia ambiental durante todos os dias de festa para separar de forma correta os resíduos. Todas as equipes pertencentes ao evento serão treinadas e capacitadas para se tornarem atores da sustentabilidade.
  
Oktoberfest Carbono Zero

Eventos emitem carbono como qualquer outra atividade humana. As emissões acontecem com o consumo de energia elétrica, com o deslocamento de um grande número de pessoas, já que esta ação também é uma fonte geradora de resíduos, pois precisam ser descartados adequadamente. Segundo a Organizações das Nações Unidas (ONU), até o fim do Século 21 poderá ocorrer um aquecimento global acima de 1,5 °C e 2 °C, a menos que haja reduções profundas nas emissões de CO2 e outros gases de efeito estufa nas próximas décadas. 
    
Para contribuir para evitar este quadro, a Oktoberfest irá agir na redução dos impactos dos gases de efeito estufa até 2026, em um ciclo de cinco anos, até que o evento torne-se, por meio de diferentes ações e tomadas de decisões, um evento Carbono Zero.  O plantio de mudas de árvores nativas, com base no estudo de identificação da pegada de carbono baseado na edição de 2019, representa o start para alcançarmos este objetivo.
  
Além disso, iremos atuar junto ao público da Oktoberfest reforçando a importância do descarte correto e da reciclagem durante a festa, bem como no estímulo de meios de transportes limpos ou coletivos, assim reduzindo a emissão de gases.

você pode gostar também
banner dengue indaial
banner chutze
PlayPause
previous arrow
next arrow
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

..