Vale do Itajaí Notícias
A notícia além do olhar técnico!
BANNER SAMAE BLUMENAU
banner camara de blumenau feve 2024
BANNER PASCOA BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow

O que é mito e o que é verdade sobre a alimentação durante o tratamento do câncer

BANNER PASCOA BLUMENAU
Banner Câmara de Timbó
PlayPause
previous arrow
next arrow

SANTA CATARINA – Uma alimentação saudável e balanceada é importante em qualquer fase da vida, mas se torna ainda mais indispensável e cuidadosa durante o tratamento oncológico, pois faz com que o paciente consiga se sentir melhor, manter o peso adequado e auxilia a passar pela quimioterapia, radioterapia, cirurgia, ou pela combinação desses procedimentos da melhor forma possível.

O tratamento oncológico serve para tentar eliminar as células cancerígenas, porém acabam afetando algumas células saudáveis e, por isso, o paciente pode apresentar efeitos colaterais como enjoo, boca seca e falta de apetite.

A Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital Marieta atende pacientes tanto pelo SUS quanto convênio e particular e possui uma equipe multidisciplinar que acolhe e faz o acompanhamento individual. A nutrição é parte importante disso, e as instruções podem variar de paciente para paciente, mas de uma forma geral, é preciso que a pessoa que está em tratamento oncológico tenha alguns cuidados especiais. “Algo muito importante é que o alimento seja bem mastigado e que o paciente faça pequenas refeições a cada três horas, porque isso pode evitar o enjoo”, afirma Ana Carolina Tolentino Claudino, nutricionista clínica da Unacon.

O prato também precisa sempre ser bem colorido, incluir diariamente de três a quatro frutas e verduras e de quatro a cinco legumes, já que são ricos em fibras e vitaminas, mas é necessário lavar bem as frutas e saladas cruas para não correr o risco de conter nenhum tipo de bactéria. A dica da nutricionista é que os pacientes priorizem por preparar suas refeições, mas caso almocem ou jantem em um restaurante, evitem as saladas cruas.

Outra dica é dar preferência para alimentos integrais, incluir leite e derivados que são fonte de cálcio, mas priorizando o leite desnatado e os queijos mais brancos que possuem menos gordura. É importante inserir na alimentação também os cereais como centeio, aveia, farelos e milho que fornecem energia, e dar preferência às carnes magras, aves sem pele e peixes. “A carne vermelha possui uma digestão mais lenta, por isso nossa orientação é diminuir o consumo para no máximo duas vezes por semana, sendo em dias alternados. Já os peixes são uma ótima opção, pois são ricos em proteínas e são necessários para a conservação da massa magra”, explica a nutricionista. Ingerir muito líquido também faz parte da rotina diária. O paciente deve tomar de oito a dez copos de água por dia.

Mas é preciso ficar atento ao que é proibido ou o que se deve pelo menos ser evitado durante o processo de tratamento do câncer. “É muito importante evitar ao máximo o consumo de alimentos embutidos ou curados como linguiça, mortadela, presunto, bacon, etc. Alimentos gordurosos também são um verdadeiro perigo, e nessa classe estão inclusas todas as frituras, carnes gordas, fast foods, margarina, óleos, creme de leite, chantilly, maionese e doces em geral”, comenta Ana. A nutricionista ainda explica que se for necessário utilizar o óleo, deve-se optar pelo azeite de oliva, óleo de milho, de canola e manteiga. Os refrigerantes e bebidas alcóolicas também são proibidos.

A nutricionista da Unacon ainda explica que é preciso ter muito cuidado com o que se encontra na internet e que é sempre necessário procurar um médico para fazer o acompanhamento. “Existem hoje muitas receitas milagrosas na internet que prometem curar o câncer, e isso nos preocupa. Por exemplo, existem pessoas que dizem que a graviola auxilia no tratamento, porém essa fruta é proibida para quem está passando por quimioterapia, pois ela possui uma toxina que inibe a ação do medicamento, ou seja, ela prejudica o tratamento ao invés de ajudar”, afirma.

Unacon possui uma equipe multidisciplinar que faz o acolhimento de cada paciente, e além de todas as dicas, cardápio e acompanhamento nutricional do paciente que consegue se alimentar normalmente, a instituição também oferece orientações, cardápios e acompanhamento para o paciente que realiza a alimentação apenas por sonda, ajudando os familiares em todo o processo.

você pode gostar também
BANNER SAMAE BLUMENAU
BANNER SAMAE BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.