Vale do Itajaí Notícias
A notícia além do olhar técnico!
BANNER SAMAE BLUMENAU
banner camara de blumenau feve 2024
BANNER PASCOA BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow

Novembro Azul: Campanha alerta para cuidados com a saúde do homem

Por JUdson Lima

BANNER PASCOA BLUMENAU
Banner Câmara de Timbó
PlayPause
previous arrow
next arrow

SANTA CATARINA – Neste mês que se inicia as atenções ficam voltadas à saúde do homem. A campanha Novembro Azul busca conscientizar sobre as doenças masculinas, em especial o câncer de próstata, que de acordo com dados da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Dive) é a segunda doença que mais mata homens em Santa Catarina.

O câncer de próstata é silencioso e apresenta sintomas apenas nos estágios mais avançados, por isso a importância da prevenção. De acordo com a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), a partir dos 45 anos todo homem deve se consultar com um urologista anualmente para fazer o exame preventivo. Com duas exceções, pessoas que têm histórico familiar de câncer de próstata e homens negros, que possuem de duas a três chances a mais de desenvolver a doença. Nesses casos, o exame preventivo deve começar aos 40 anos.

De acordo com o médico urologista José Orlando de Farias Júnior, muitas vezes por medo ou desconhecimento, homens deixam de fazer a consulta e só vão ao médico quando os sintomas começam a afetar sua qualidade de vida. O câncer de próstata pode se manifestar na dificuldade para urinar, dor nas costas, cansaço constante ou emagrecimento drástico sem causa aparente. O médico alerta para a complexidade do tratamento conforme a doença avança. “Prevenção é tudo. Tudo que você consegue detectar no início a solução é muito mais simples, muito mais rápida e tranquila”, sintetiza.


Foto: Rciardo Wolffenbüttel / Arquivo / Secom

Por razões sociais muitas vezes o homem negligencia a própria saúde em nome do status de infalível, como afirma o urologista. Segundo ele, a campanha do novembro azul aprende com o exemplo feminino. “É muito importante essa atenção que a sociedade dá no mês de novembro, porque a saúde masculina é um assunto que está sendo construído aos poucos. O homem por uma questão cultural acaba se achando super-homem. Essas campanhas alertam que o homem não é imune a algumas doenças. A gente tenta se aproximar do que já se construiu com a saúde feminina. As mulheres têm muito a nos ensinar, porque culturalmente tem esse cuidado e essa preocupação com a saúde”, explica.

O tabu em torno do exame de toque retal

A cada dia 42 homens morrem em decorrência do câncer de próstata e aproximadamente 3 milhões vivem com a doença, segundo dados do Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM) do Datasus (2017). Cerca de 20% dos casos de câncer de próstata não conseguem ser diagnosticados através do exame sanguíneo (PSA). Por essa razão, a importância do exame de toque retal.

O urologista explica que o exame dura apenas 10 segundos, tempo que pode tirar um homem das estatísticas. O exame de toque retal permite que o médico avalie possíveis alterações na glândula, como o endurecimento, sendo o método mais preciso para a identificação de nódulos suspeitos.

 

 

Atenção para a alimentação

A campanha não se limita apenas a homens que já chegaram a idade do exame anual. O Novembro Azul chama atenção para o cuidado integral da saúde masculina ao longo de toda a vida. Muitos estudos apontam que uma vida saudável diminui as chances do desenvolvimento do câncer de próstata.

Evitar o consumo excessivo de gordura, principalmente a animal, e controlar o peso, auxiliam na prevenção da doença. O médico recomenda ainda a ingestão de tomate. “Especialmente no câncer de próstata, existe uma substância chamada licopeno, encontrada no tomate, que é um preventivo para próstata. Então aqueles pacientes que gostam de tomate, a gente recomenda o consumo dele e também do extrato de tomate, que é bem concentrado e tem um efeito profilático na saúde da próstata”, finaliza.

você pode gostar também
BANNER SAMAE BLUMENAU
BANNER SAMAE BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.