Vale do Itajaí Notícias
A notícia além do olhar técnico!
BANNER SAMAE BLUMENAU
banner camara de blumenau feve 2024
BANNER PASCOA BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow

Nova sede do Centro de Atenção Psicossocial de Indaial é inaugurada

O CAPS é um serviço de saúde ambulatorial do SUS, local de referência e tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais

BANNER PASCOA BLUMENAU
Banner Câmara de Timbó
PlayPause
previous arrow
next arrow

INDAIAL – No último sábado, 18 de maio, data em que foi celebrada o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, a Secretaria de Saúde de Indaial promoveu a inauguração da nova instalação do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), localizado na Avenida Prefeito Alfredo H. Hardt, 330, Estradas das Areias.

Foto:Reprodução

A solenidade contou com a presença do prefeito André Moser; secretário de Saúde, Silvio César da Silva; interventora do Hospital Beatriz Ramos, Adriane Ferrari; vereadores; profissionais e usuários do Centro; servidores públicos e comunidade. A cerimônia foi abrilhantada por apresentações culturais e dramatização dos grupos terapêuticos do CAPS com foco na reabilitação e luta antimanicomial.

O CAPS é um serviço de saúde ambulatorial do SUS, local de referência e tratamento para pessoas que sofrem com transtornos mentais, psicoses, neuroses graves e persistentes e demais quadros que justifiquem sua permanência num dispositivo de atenção diária, personalizado e promotor da vida.

Com a nova instalação, o atual CAPS tipo I será qualificado tipo II. A assistência prestada ao paciente inclui as seguintes atividades: atendimento individual (medicamentoso, psicoterápico, de orientação, entre outros); atendimento em grupos (psicoterapia, grupo operativo, atividades de suporte social, entre outras); atendimento em oficinas terapêuticas executadas por profissional de nível superior ou nível médio; visitas domiciliares; atendimento à família; atividades comunitárias com foco na integração do paciente na comunidade e em sua inserção familiar e social; os pacientes assistidos em um turno (4 horas) são caracterizados como intensivos, incluindo atividades coletivas e individuais.

“A equipe técnica mínima para atuação no CAPS I é dimensionada para o atendimento de 20 pacientes por turno, tendo como limite 30 pacientes/dia, em regime ambulatorial de atendimento semi-intensivo e intensivo. Com a nova sede, o CAPS será qualificado para modalidade tipo II, ampliando o atendimento para até 30 pacientes por turno, com limite de 45 pacientes/dia”, explica a enfermeira e coordenadora do Centro, Dulcinéia Ozelame de Souza.

você pode gostar também
BANNER SAMAE BLUMENAU
BANNER SAMAE BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.