ASCURRA – A nova ambulância do SAMU entregue pelo Governo do Estado no dia 16 de maio de 2024 é referente a troca da frota. A Secretaria de Estado da Saúde é responsável em substituir a viatura a cada cinco anos. A ambulância que estava em operação havia sido entregue ao município de Ascurra em 26 de março de 2018, há mais de seis anos atrás. O recurso para compra da nova ambulância não é de emenda parlamentar, nem foi indicado por deputados. A compra foi feita com recursos do próprio tesouro do estado.
O SAMU (Serviço de Atendimento Móvel) atende os casos de urgência e emergência. O custeio é tripartite, ou seja, financiado pelo Governo Federal, Estadual e Municipais. Em 2020 Ascurra perdeu a habilitação do serviço pelo não cumprimento das obrigações estabelecidas no convênio assinado. A partir de então, para não deixar a população sem atendimento, as Prefeituras de Ascurra, Rodeio e Apiúna mantiveram a estrutura sem apoio financeiro do Ministério da Saúde.
Paralelo a isso a Prefeitura de Ascurra iniciou o processo de reorganização da estrutura do SAMU, seguindo todas as exigências. Foi construída a nova base, adquiridos novos uniformes para equipe, além de treinamentos e compra de equipamentos. Em 18 de abril de 2024 o Ministério da Saúde habilitou novamente o serviço de Ascurra, sendo que com essa portaria a Prefeitura passa a receber R$ 17.062,50 por mês para custeio.