Vale do Itajaí Notícias
A notícia além do olhar técnico!
BANNER SAMAE BLUMENAU
banner camara de blumenau feve 2024
BANNER PASCOA BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow

Nasa procura voluntários para ficarem dois meses deitados em uma cama por 14 mil libras

BANNER PASCOA BLUMENAU
Banner Câmara de Timbó
PlayPause
previous arrow
next arrow

MUNDO –  Se você pensou que seria preciso um diploma em alguma área científica para trabalhar com a Nasa, pense novamente. A agência espacial americana está recrutando voluntários por £ 14 mil — o equivalente a cerca de R$ 73 mil — pela oportunidade de ficar deitado em uma cama por dois meses.

A ideia é que esse experimento ajude os cientistas a entender como a gravidade artificial pode afetar o corpo humano.

O AGBRESA (Estudo de Descanso de Leito de Gravidade Artificial) foi lançado esta semana pela Nasa, em cooperação com a Agência Espacial Europeia (ESA) no Centro Aeroespacial Alemão, localizado na cidade de Colônia.

Quem pode participar

Pesquisadores estão procurando 12 voluntários do sexo feminino e 12 do sexo masculino, com idades entre 24 e 55 anos, para passarem 60 dias nos leitos. Todos os voluntários devem falar alemão.

O estudo AGBRESA contará com dois “lotes” de participantes. Os primeiros iniciam os testes no fim deste mês de março, e haverá uma segunda turma que começará a ser testada no início de setembro.

As inscrições para essa segunda coorte terminam em 24 de maio. Se você gostaria de participar do teste, pode enviar um e-mail para [email protected].

Como funcionará o experimento

As camas serão localizadas em uma instalação de pesquisa médica do Instituto de Medicina Aeroespacial do Centro Aeroespacial Alemão, em Colônia. Todos os experimentos, refeições e atividades de lazer serão realizados durante as fases de descanso no leito.

Os participantes permanecerão nas instalações por um total de 89 dias, incluindo cinco dias de familiarização. Durante o estudo, os voluntários serão restringidos em seus movimentos para garantir que qualquer tensão nos músculos, tendões e no sistema esquelético seja reduzida.

As camas serão inclinadas para baixo em direção à extremidade da cabeça em seis graus, a fim de simular o deslocamento dos fluidos corporais experimentados pelos astronautas em um ônibus espacial.

Metade dos participantes será submetida a testes semelhantes aos de uma câmara de gravidade artificial. Entre outras coisas, eles serão girados em uma centrífuga a 30 rotações por minuto, com o objetivo de forçar o sangue a voltar para suas extremidades.

Ao longo do experimento, os cientistas testarão voluntários sobre suas habilidades cognitivas, força muscular, equilíbrio e função cardiovascular.

Ao comparar a deterioração física dos dois grupos — os que passam pela simulação de gravidade artificial e os que não passam —, os pesquisadores esperam ver dados que ajudarão a mitigar esse efeito experimentado pelos astronautas durante as viagens espaciais de longo prazo.

Jennifer Ngo-Anh, Líder de Equipe em Exploração Humana e Robótica da ESA, acrescenta que o estudo permite que os pesquisadores “abordem a questão da atrofia muscular causada pela falta de peso”, bem como outras tensões, incluindo radiação cósmica, isolamento e restrições espaciais.

você pode gostar também
BANNER SAMAE BLUMENAU
BANNER SAMAE BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.