Vale do Itajaí Notícias
A notícia além do olhar técnico!
BANNER SAMAE BLUMENAU
banner camara de blumenau feve 2024
BANNER PASCOA BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow

Naatz apresenta emendas ao projeto de reforma dos servidores públicos visando garantir maior equilíbrio

Por Judson Lima

BANNER PASCOA BLUMENAU
Banner Câmara de Timbó
banner rio dos cedros
PlayPause
previous arrow
next arrow
SANTA CATARINA – Além de uma emenda coletiva de bancada visando ajustes no projeto de reforma da Previdência dos servidores públicos estaduais, o líder do PL na Alesc, deputado Ivan Naatz anunciou que também esta apresentando nove propostas de emendas individuais com objetivo de maior equilíbrio entre a arrecadação do governo e funcionários, principalmente em relação a pontos estratégicos do projeto como direitos adquiridos e regras de transição, além da integralidade e paridade dos salários em caso de aposentadoria e pagamento de pensões. “Há necessidade de reforma para ajustar receitas e despesas do governo, mas o processo tem que ser justo e igualitário, não pode dividir categorias como no caso da segurança pública e nem deixar de reconhecer situações especiais como no caso da saúde e do magistério “, observou o parlamentar.
Naatz chama a atenção ainda  para emenda aditiva apresentou no sentido de que a aplicabilidade da proposta de mudança atinja apenas aos servidores públicos efetivos que ingressaram no serviço público estadual após a data de 31 de dezembro de 2015, quando houve a última reforma de ajuste de regras de contribuição no sistema. Também observa a importância de outra emenda de sua autoria, esta modificativa, e relacionada à regra de transição para o novo regime, que cria um “pedágio” de 30%  ( e não de 100% como quer o governo ) para todos os servidores que ao final deste ano de 2021, não tenham atingido o tempo mínimo de contribuição de 30 anos para mulher e de 35 anos para o homem. Ao mesmo tempo, deixa fora desta regra com direito ao benefício imediato, aqueles servidores que tiverem cumprido 85% destes requisitos exigidos, ou seja, dos que já estão muito próximos da aposentadoria.
O prazo para apresentação de emendas na tramitação do projeto original do governo nas Comissões Técnicas da Assembleia Legislativa terminou na quinta-feira (22). “Acredito também que o governo terá a sensibilidade em contribuir para promover os ajustes necessários, revisando seu próprio projeto até a próxima semana. Afinal, é o trabalho e a dedicação do servidor público que garante a boa arrecadação do estado e  deve ter assegurado o mínimo de  qualidade de vida ,  direito a uma  aposentadoria justa e não ficar à mercê de constantes mudanças nas regras , o  que vem acontecendo ao longo dos últimos anos “, ponderou Naatz.
Por Comunicação Gabinete
você pode gostar também
bannerio
BANNER SAMAE BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.