Vale do Itajaí Notícias
A notícia além do olhar técnico!
BANNER SAMAE BLUMENAU
banner camara de blumenau feve 2024
BANNER PASCOA BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow

Morte de macaco por febre amarela é confirmada em Pomerode e Jaraguá do Sul

Por Judson Lima

BANNER PASCOA BLUMENAU
Banner Câmara de Timbó
PlayPause
previous arrow
next arrow

POMERODE – A Diretoria de Vigilância Epidemiológica de Santa Catarina (DIVE/SC) confirmou hoje (30), que a causa da morte de um macaco em Pomerode foi febre amarela. O óbito de 34 animais vem sendo investigado pela DIVE/SC na cidade. Desses 25 mortes não tiveram causa determinada, um caso foi descartado e outros 07 casos estão em investigação.

Outro caso de óbito por febre amarela foi registrado em primata na cidade de Jaraguá do Sul.

No período de 28/12/19 a 30/01/2020, foram notificadas 176 mortes de macacos em 25 municípios de Santa Catarina, desses casos 56 seguem em investigação, sendo que nas cidades do Vale do Itajaí são investigados nas cidades de Blumenau (10) , Benedito Novo (02) , Gaspar (02), Indaial (01), Pomerode (07), Rodeio (01) e Timbó (01).

Outras 117 mortes de primatas foram indeterminadas segundo a DIVE, sendo Blumenau (15), Brusque (01), Pomerode (25), Rodeio (01).

Em comparação com o mesmo período do ano passado os números de notificações aumentaram em mais de oito vezes, principalmente nas regiões do Médio Vale do Itajaí e Planalto Norte.

Esse aumento é um indício da possível circulação do vírus da febre amarela e serve como alerta para a adoção imediata de medidas de prevenção, especialmente com a vacinação das pessoas a partir dos 09 meses de idade, uma vez que a doença nos PNH precede os casos humanos. A sensibilidade dos municípios em notificar epizootias em PNH e coletar amostras oportunamente é o fator determinante para a redução do risco de exposição das pessoas suscetíveis.

Imunização

A vacina contra a febre amarela é o único meio de prevenção contra a doença. É altamente imunogênica, segura e confere proteção a 95% a 99% dos vacinados. Desde julho de 2018, todo o estado de Santa Catarina é Área com Recomendação de Vacina (ACRV). Ela é elaborada a partir de vírus vivo atenuado, que estimula a produção de anticorpos contra a doença. Neste sentido, todas as pessoas, a partir dos 9 meses de idade tem indicação para receber a vacina.

Até o momento, a cobertura vacinal em Santa Catarina é de 83,83%. Na Figura 5 é possível visualizar a situação de cada município. É importante destacar que a cobertura vacinal em Santa Catarina não é homogênea, sendo fundamental o reforço nas áreas com percentual de vacinados abaixo de 95%. Essa análise é especialmente importante nos locais em que há evidência da circulação do vírus da FA, bem como naqueles em que a análise de risco aponta a possibilidade de disseminação da doença

 

 

 

 

 

 

você pode gostar também
BANNER SAMAE BLUMENAU
BANNER SAMAE BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.