Vale do Itajaí Notícias
A notícia além do olhar técnico!
BANNER SAMAE BLUMENAU
banner camara de blumenau feve 2024
BANNER PASCOA BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow

Morre trabalhador que sofreu acidente em armazém

Celso Klock estava em coma induzido desde segunda-feira; família autorizou a doação de órgãos

BANNER PASCOA BLUMENAU
Banner Câmara de Timbó
PlayPause
previous arrow
next arrow

ITAJAÍ – Vítima de um acidente de trabalho no porto de Itajaí, o arrumador Celso Klock, 51 anos, não resistiu aos graves ferimentos e faleceu na manhã de ontem no hospital Marieta Konder Bornhausen, onde estava em coma induzido na unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde segunda-feira, informou o DIARINHO.

Durante à tarde, funcionários da superintendência do porto, APM Terminals e colegas portuários fizeram homenagens ao trabalhador.

Celso foi atingido por uma pilha de madeiras durante o transbordo da carga de um contêiner seco pra outro refrigerado, num armazém da APM Terminals. O trabalhador sofreu traumatismo craniano e foi hospitalizado.

Celso tinha feito aniversário na terça-feira e havia entrado com o pedido de aposentadoria na semana passada. Ele era trabalhador portuário avulso ligado ao sindicato dos Arrumadores desde 1993.

Sem filhos, Celso morava com a esposa na rua Almirante Barroso, no centro de Itajaí. Segundo o presidente da Intersindical dos Trabalhadores Portuários de Itajaí, Ernando João Alves Júnior, o Correio, Celso era doador de órgãos.

Só após os procedimentos de doação e a liberação do corpo é que a família divulgaria informações sobre o velório e sepultamento.

Homenagens

No pátio do terminal, os portuários deram uma pausa no trampo e fizeram um ato com cerca de 50 pessoas.

Na frente da superintendência do porto público, houve um minuto de silêncio em solidariedade aos familiares e amigos de Celso. Participaram do ato o superintendente do porto, Marcelo Salles, o chefe de gabinete do prefeito Volnei Morastoni (MDB), Giovani Testoni, que esteve representando a prefeitura, e Natanael Vieira, trabalhador mais antigo do complexo portuário, com 90 anos de idade e 39 de serviços no porto.

A APM também se manifestou em apoio à esposa, família e amigos do arrumador. Funcionários pararam as atividades às 14h, fazendo um minuto de silêncio em frente à empresa. “Manter nosso pessoal seguro é a primeira e principal responsabilidade da APM Terminals”, afirmou Aristides Russi Júnior, diretor executivo da empresa. “Nesse sentido, nosso trabalho visa fazer todo o possível para impedir que isso aconteça novamente”, completou.

Falta de segurança Conforme a empresa, o acidente ocorreu durante a estufagem de um contêiner, procedimento em que o contêiner precisa ser preenchido totalmente com a carga. A ocorrência foi por volta das 11h de segunda, no cais público do porto, mas o trabalho era de responsabilidade da APM Terminals.

Segundo o presidente do sindicato dos Arrumadores, Celso e um colega faziam a movimentação de uma carga de madeira junto com outro arrumador que operava um guindaste de pequeno porte.
Correio conta que, quando eles foram colocar a carga dentro do contêiner refrigerado, a empilhadeira teve dificuldade de subir a rampa. A carga de duas toneladas teria balançado e caído. Parte da pilha de madeiras atingiu Celso na cabeça.

O presidente do sindicato diz que deveriam ser fornecidas fitas metálicas pra arrumação da madeira e que não havia um técnico de segurança acompanhando. Ele ainda lembrou que a empresa não tem mais socorristas de plantão nem ambulância no terminal. O socorro foi feito pelos bombeiros.

Em nota divulgada após o acidente, a empresa afirmou que tem técnicos de segurança do trabalho e que eles prestaram os primeiros socorros à vítima. A APM também disse que tem convênio com a Unimed, mas que o serviço não foi usado na ocorrência porque a guarda portuária chamou os bombeiros, que chegaram rapidamente e levaram Celso pro hospital.

Sindicato pede investigação policial e do ministério do Trabalho

A empresa informou que as causas do acidente serão apuradas em investigação interna. O procedimento vai ouvir os colegas de Celso que tavam junto na hora da ocorrência e outras testemunhas. Imagens do acidente também serão analisadas.

Detalhes do acidente não serão divulgados até que toda a apuração esteja concluída, alegou a APM. Até ontem, o local da tragédia seguia isolado.

A ocorrência também deve ser investigada pela polícia e pode ter desdobramento na área trabalhista. O presidente da Intersindical dos Portuários disse que foi feito um boletim de ocorrência pra que o caso seja apurado na área criminal e que se investigue se houve omissão de alguém. “Estamos discutindo também junto ao ministério do Trabalho e Emprego”, contou, informando que a denúncia já foi feita ao órgão.

você pode gostar também
BANNER SAMAE BLUMENAU
BANNER SAMAE BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.