Morre Tony Marreta, lendário lutador de “Os Gigantes do Ringue”, em acidente de trânsito em Ascurra

Ascurrense de coração, Tony Marreta, O Italianinho, se tornou uma das figuras mais populares do espetáculo de luta livre brasileiro na década de 80, realizando cerca de 2 mil lutas ao longo de 42 anos de carreira.

ASCURRA – O mundo das lutas e do entretenimento está de luto com a morte de José Antonio Bona, o icônico Tony Marreta, aos 74 anos, em um acidente de trânsito ocorrido na noite desta terça-feira (13) em Ascurra, onde ele morava atualmente. O ex-lutador, empresário e promotor de eventos faleceu após seu Fiat Uno capotar na Rua Saxônia, no bairro Ribeirão São Paulo. Sua esposa, Marli Bona, que estava no veículo, ficou presa nas ferragens, mas sobreviveu ao acidente.

Uma vida de lutas e superação

Tony Marreta
Morre Tony Marreta, lendário lutador de "Os Gigantes do Ringue", em acidente de trânsito em Ascurra 5

Nascido em Ituporanga e criado em Ascurra desde os nove meses de idade, Tony Marreta teve uma trajetória marcada pela resiliência. Órfão de mãe ainda bebê, foi adotado pela família Fachini em Ascurra, onde cresceu e desenvolveu o espírito combativo que o tornaria famoso em todo o país.

Sua carreira no mundo das lutas começou em Curitiba, onde aprendeu artes marciais antes de se juntar ao lendário grupo “Os Gigantes do Ringue” na TV Record, que entrou no ar em 1986. Com seu característico uso de uma marreta nas lutas – que lhe rendeu o apelido – Tony Marreta, O Italianinho, se tornou uma das figuras mais populares do espetáculo de luta livre brasileiro, realizando cerca de 2 mil lutas ao longo de 42 anos de carreira.

Legado além dos ringues

WhatsApp Image 2025 05 14 at 10.21.05
Morre Tony Marreta, lendário lutador de "Os Gigantes do Ringue", em acidente de trânsito em Ascurra 6

Após o fim do programa na TV, Tony formou sua própria equipe de lutadores, levando o espetáculo por todo Brasil e América do Sul. Paralelamente às lutas, tornou-se empresário de shows sertanejos e promotor de eventos, sempre mantendo sua conexão com Ascurra, para onde retornou definitivamente durante a pandemia, após 18 anos residindo em Belo Horizonte.

Tragédia na estrada

WhatsApp Image 2025 05 14 at 06.16.41 e1747228991752
Morre Tony Marreta, lendário lutador de "Os Gigantes do Ringue", em acidente de trânsito em Ascurra 7

O acidente que tirou a vida do lutador ocorreu por volta das 20h30. Equipes do SAMU de Ascurra e Indaial, juntamente com os Bombeiros Voluntários da União, prestaram socorro, mas não conseguiram reanimar Tony, que faleceu no local. Sua esposa foi encaminhada ao Hospital de Indaial com ferimentos não graves.

Tony Marreta Ascurra
Morre Tony Marreta, lendário lutador de "Os Gigantes do Ringue", em acidente de trânsito em Ascurra 8

Tony Marreta deixa esposa, familiares e uma legião de fãs que cresceram assistindo às suas lendárias performances nos ringues brasileiros. Ele foi uma das grandes atrações dos Campeonatos Brasileiros de Lutas Livres.

Texto: jornalista Judson Lima

*Com informações do artigo de Aldo Percy Tomio no Jornal Parole. na Coluna Fatti e Racconti

Você não pode copiar conteúdo desta página