Vale do Itajaí Notícias
A notícia além do olhar técnico!
banner agosto Indaial
banner agosto Indaial
PlayPause
previous arrow
next arrow

Morre o arquiteto alemão que projetou a Catedral de Blumenau

BANNER CAMARA DE TIMBO JULHO
banner rodeio julho
BANNER SITE FESTA PER TUTTI 1200X200px
banner chutze
PlayPause
previous arrow
next arrow

BLUMENAU-Morreu aos 101, na Alemanha, o arquiteto Gottfried Böhm, que projetou a Catedral de Blumenau e a Igreja Matriz de Brusque. Ele era um dos mais conhecidos arquitetos alemães e deixa trabalhos celebrados pela beleza e capacidade inventiva, comparada à de um escultor, a maioria deles na Europa. Segundo informações da Deutsche Welle, Böhm morreu na quarta-feira (9), mas o anúncio veio a público somente nesta quinta.

Gottfried Böhm projetou a Catedral São Paulo Apóstolo, de Blumenau, no início dos anos 1950. Segundo a Diocese de Blumenau, ele esteve na cidade em 1953, 1956 e 1958 — nesta última oportunidade, para a inauguração. À época, os traços modernos da construção não agradaram a parte dos católicos, acostumados à antiga igreja matriz. Mas o projeto foi levado adiante e hoje o conjunto, que inclui a torre diante da Rua XV de Novembro é ícone de Blumenau. A Igreja São Luiz Gonzaga, em Brusque, foi projetada e construída na mesma época.

Para o arquiteto blumenauense Christian Krambeck, a Catedral de Blumenau é uma das mais importantes obras modernistas do Brasil.

— Um conjunto de pilotis que sustenta a leveza de uma cobertura plana de concreto armado com vitrais trazendo a luz para dentro. A simplicidade e pureza das linhas retas e modernas, contraste entre o branco e as pedras rústicas, a franqueza dos materiais brutos, das tensões e natureza do concreto armado — descreve.

Gottfried Böhm foi o primeiro arquiteto alemão a receber o Prêmio Pritzker, em 1986, um dos mais importantes da arquitetura mundial.

Por Evandro de Assis

você pode gostar também
BANNER SITE FESTA PER TUTTI 1200X200px
banner chutze
banner rodeio julho
PlayPause
previous arrow
next arrow
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.