TIMBÓ – A cidade de Timbó está de luto com o falecimento do Pastor Nelso Weingärtner, ocorrido nesta terça-feira, dia 23 de julho de 2024. Ícone da história local e da Comunidade Luterana, Pastor Nelso faleceu aos 87 anos, deixando um legado de fé, amor e serviço comunitário.
Pastor Nelso foi autor de livros sobre a história de Timbó e desempenhou um papel fundamental na construção da atual Igreja Luterana, no Centro de Timbó, na década de 1970. Junto com o saudoso Padre Martinho Stein, da Comunidade Católica, ele foi um pioneiro dos cultos ecumênicos no Brasil, um marco significativo para a união religiosa na América Latina. Além disso, ambos lideraram campanhas comunitárias durante períodos de dificuldades econômicas, especialmente após o fechamento de uma das maiores empresas da região nos anos 1970.
Durante mais de 50 anos, Pastor Nelso pregou o Evangelho, celebrou cerimônias religiosas e inspirou a comunidade com suas ações. Sua obra “Mundo da Superstição: Orientação para Vida de Fé” trouxe reflexões importantes para a comunidade cristã.
A confirmação de seu falecimento abalou profundamente Timbó e a Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. O velório começará às 16h de hoje, e a cerimônia de despedida será realizada no dia 24 de julho, às 14h, na Igreja Luterana do Centro (Ressurreição), com sepultamento no Cemitério da Igreja Luterana Centro, em Blumenau.

Pastor Nelso deixa enlutados a esposa Isa, um filho, uma nora, três filhas, dois genros, cinco netos, uma irmã, três cunhados, quatro cunhadas, sobrinhos, sobrinhas, além de demais familiares e amigos. Seu legado de fé e serviço à comunidade continuará a inspirar futuras gerações.