Vale do Itajaí Notícias
A notícia além do olhar técnico!
BANNER SAMAE BLUMENAU
banner camara de blumenau feve 2024
BANNER PASCOA BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow

Missão Empresarial de Góias participa de reunião sobre turismo de experiência em Itajaí

Atualmente a região Costa Verde & Mar conta com mais de vinte experiências nos segmentos de gastronomia, natureza e cultura

BANNER PASCOA BLUMENAU
Banner Câmara de Timbó
PlayPause
previous arrow
next arrow
ITAJAÍ – Com o objetivo de apresentar o Turismo de Experiência dentro do Consórcio Intermunicipal de Turismo da Costa Verde & Mar, o Sebrae/SC em parceria com a Amfri, realizou na última sexta-feira, 16, uma reunião com a Missão Empresarial de Goiás. Ao todo, 20 participantes entre iniciativa pública, empresários da cachaça de alambique e Sebrae/GO participaram do evento.
O turismo de experiência estimula o envolvimento dos empresários e comunidades locais, com atividades que exploram os sentidos, fazendo com que o turista participe efetivamente, valorizando a história e cultura dos municípios. Atualmente a região Costa Verde & Mar conta com mais de vinte experiências nos segmentos de gastronomia, natureza e cultura. O empresário Túlio Roger Macaneiro, do BC Walking Tour, é um dos participantes e realiza uma experiência de percepção e lugares turísticos de Balneário Camboriú durante uma caminhada. “O turismo de experiência coloca o turista como protagonista com imersões em cerâmica, cozinha, passeios informativos e voltados para a história cultural do município. Eu formei a empresa com base no turismo de experiência que já existia e hoje temos um grupo com mais de vinte empresários que receberam a formação dos especialistas do Sebrae, o que fez toda a diferença no grupo”, ressaltou.
O grupo de Goiás veio à região com o intuito de visitar o case de sucesso da rota da cachaça de Luiz Alves e também conhecer o tour de experiência que engloba dez municípios da Amfri, entre eles: Balneário Camboriú, Balneário Piçarras, Bombinhas, Camboriú, Ilhota, Itajaí, Itapema, Navegantes, Penha e Porto Belo. Segundo o Prefeito Municipal de Silvania e Presidente do Consorcio Intermunicipal de Turismo da região da Estrada de Ferro, José Faleiro, a visita possibilita conhecer um projeto de sucesso. “Temos um projeto semelhante com a rota da cachaça aqui de Luiz Alves, a nossa única diferença é que aqui o projeto já esta em funcionamento e nós estamos querendo levar ele como turismo para a nossa região. É uma experiência espetacular conhecer uma rota tão rica criada com participação do SEBRAE, que também tem nos ajudado em Goiás”, afirmou.
Segundo a Gestora de Projetos do Sebrae/GO, Vera Lucia Elias de Oliveira, o objetivo da missão foi trazer empresários e representantes do poder público para conhecer a experiência do que foi desenvolvido na região Costa Verde & Mar e aplicar dentro do projeto desenvolvido para a região em Goiás. “Levaremos para Goiás todas essas vivências e aprendizados adquiridos aqui, porque conhecer a realidade de quem faz, nos ajuda a economizar em tempo e evitar desvios, erros e tudo que faz com que a gente possa avançar na aplicação e realização das nossas ações. Foi muito grande o conhecimento adquirido ontem, com o olhar muito do empresário e papel da municipalidade, na criação de uma rota específica. Depois da conversa com a associação e representantes do consórcio conseguimos ter uma clareza do entendimento do papel que nós enquanto Sebrae temos para exercer”, destacou.
Durante a reunião também foram apresentados o histórico e demais trabalhos realizados dentro do Consórcio Intermunicipal de Turismo da Região Costa Verde & Mar (CITMAR) com empresários e iniciativa pública, que elaborou um planejamento estratégico das atividades a serem desenvolvidas na região, com a criação de plano de marketing, sinalização turística, roteirização e integração dos transportes. De acordo com a Assessora Técnica do CITMAR, Vivian Floriani, o estado de Santa Catarina é percussor na questão do associativismo e por isso acredita no trabalho conjunto. “Acreditamos principalmente na questão de associativismo entre municípios próximos, que tem a necessidade de discutir problemas em comum e criar oportunidades que possam gerar emprego, desenvolvimento e renda para sua população. Temos 700 mil habitantes nos 11 municípios na Amfri, no verão esse número passa de 3 milhões, por isso a importância de criarmos práticas para o turismo desses municípios”, contou.
O Gestor de Projetos do Sebrae, Alcides Sgrott Filho, destaca a parceria da Amfri dentro de projetos executados na região. “A Amfri é uma de nossas grandes parceiras e traz o turismo de experiência em diversas cidades da Foz do Itajaí propiciando que o Sebrae fomente ainda mais os pequenos negócios”. Ele ainda destaca a receptividade dos produtores de cachaça de Luiz Alves, que abriram as portas para trocar aprendizados e mostrar tudo o que a região oferece de melhor no setor para que os empresários de Goiás implementem na sua região”, finaliza.
você pode gostar também
BANNER SAMAE BLUMENAU
BANNER SAMAE BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.