Mesmo com falta de médicos, Hospital OASE pede suspensão de verba ao Estado e corta atendimentos

Representantes do OASE apresentaram duas solicitações oficiais: a interrupção do repasse financeiro estadual para a maternidade e a transferência dos leitos de gestantes para outras unidades de saúde da região.

Hospital Oase Timbó
Hospital Oase Timbó

TIMBÓ – Em meio a uma crise de falta de profissionais, o Hospital e Maternidade OASE de Timbó tomou uma decisão inesperada: solicitou ao governo do estado a suspensão do repasse financeiro destinado à maternidade, ao mesmo tempo em que anunciou o fim de atendimentos em quatro especialidades médicas a partir do próximo mês.

A direção do hospital informou que os serviços de obstetrícia, pediatria, ortopedia e cirurgia geral de média complexidade serão descontinuados a partir de 1º de junho devido à escassez de corpo clínico, ou seja, falta de médicos. Essas contratações são exclusivas da direção da instituição. A medida foi formalizada através de ofício encaminhado à Secretaria de Estado da Saúde no último dia 30 de abril.

Ainda de acordo com a nota, em reunião realizada em 25 de abril na Gerência Regional de Saúde de Blumenau, os representantes do OASE apresentaram duas solicitações oficiais: a interrupção do repasse financeiro estadual para a maternidade e a transferência dos leitos de gestantes para outras unidades de saúde da região.

WhatsApp Image 2025 05 02 at 07.40.43
Mesmo com falta de médicos, Hospital OASE pede suspensão de verba ao Estado e corta atendimentos 2

Apesar dos cortes anunciados, o hospital cita que manterá em funcionamento os serviços de urgência e emergência, com exceção das especialidades mencionadas, além dos atendimentos ambulatoriais básicos previstos no contrato com o estado.

Segundo o comunicado oficial divulgado pelo hospital em 30 de abril, a medida segue os termos do Contrato nº 008/2024 e pretende garantir uma transição ordenada dos serviços. Pacientes com consultas agendadas nas especialidades afetadas devem procurar o hospital para obter orientações sobre remarcações ou encaminhamentos.

Texto: jornalista Judson Lima

Você não pode copiar conteúdo desta página