Vale do Itajaí Notícias
A notícia além do olhar técnico!
BANNER SAMAE BLUMENAU
bANNER CAMARA DE BLUMENAU ABRIL
PlayPause
previous arrow
next arrow

Médicos dizem ter dado à luz primeiro bebê gerado por três DNAs

banner camara timbo abri
banner rio dos cedros
PlayPause
previous arrow
next arrow

MUNDO – Médicos especialistas em fertilização anunciaram nesta semana o nascimento, na Grécia, do primeiro bebê gerado a partir de três pessoas — com material genético de duas mulheres e de um homem.

A técnica foi utilizada por uma equipe de cientistas de Barcelona para superar a infertilidade da mãe da criança, uma grega de 32 anos de idade que já havia tentado a fertilização in vitro quatro vezes, sem sucesso.

Os especialistas transferiram o DNA materno para o óvulo de uma doadora, por meio de uma técnica conhecida como transferência do fuso maternal (MST, na sigla em inglês), e depois o fecundaram com o espermatozoide do pai.

O método foi desenvolvido para auxiliar mulheres que têm doenças em uma estrutura celular conhecida como mitocôndria, que converte a glicose em energia.

Para evitar que defeitos nessa organela celular sejam passados aos filhos, usa-se apenas o núcleo do óvulo da mãe — onde está a maior parte do material genético —, que é inserido num óvulo doado cujo núcleo foi removido.

Como uma pequena quantidade de DNA da doadora permanece na mitocôndria do óvulo, a criança gerada nasce com material das duas mulheres e com o do pai, que vem por meio do espermatozoide.

Segundo o relato dos médicos, o bebê nasceu na terça-feira (9), saudável e pesando 2,9 kg. A mãe também passa bem.

Debate ético

A técnica utilizada pelos médicos espanhois é controversa na comunidade científica e proibida na Espanha. Por essa razão, ela foi realizada pela empresa espanhola Embryotools em colaboração com a clínica de fertilidade Instituto da Vida, de Atenas.

O estudo foi feito com 25 mulheres gregas com menos de 40 anos de idade que já haviam tentado ao menos duas fertilizações in vitro sem sucesso.

O líder do experimento e cofundador da Embryotools, doutor Nuno Costa-Borges, afirmou que o procedimento é uma solução útil para a infertilidade e que 99% dos genes do bebê vêm da mãe e do pai, com apenas 1% vindo do óvulo da doadora.

“Para alguns pais, é muito difícil aceitar que eles não podem procriar com suas próprias céluas. A transferência do fuso maternal pode representar uma nova era na fertilização in vitro, dando a esses pais chance de terem uma criança geneticamente ligada a eles”, afirmou Costa-Borges.

O presidente do Instituto da Vida, doutor Panagiotis Psathas afirmou que “pela primeira vez, o direito inalienável da mulher de ser mãe com seu próprio material genético tornou-se uma realidade”.

Acadêmicos questionam o uso da técnica como forma de tratar a infertilidade. “Preocupa-me não haver evidências da necessidade de que a paciente precise ter seu material genético removido de seu óvulo e transferido para o de uma doadora”, disse à BBC o médico Tim Child, da Universidade de Oxford. “Os riscos dessa técnica não são totalmente conhecidos. Ainda que possam ser considerados aceitáveis para tratar doenças mitocondriais, não o são nessa situação (de infertilidade).”

Variações da técnica já haviam sido testadas com famílias da Jordânia, do México e da Ucrânia, em casos que também geraram controvérsia.

No Reino Unido, médicos de Newcastle tiveram autorização, em fevereiro do ano passado, para usar a técnica com duas mulheres que poderiam passar doenças genéticas para seus filhos.

você pode gostar também
bannerio
BANNER SAMAE BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.