Vale do Itajaí Notícias
A notícia além do olhar técnico!
BANNER SAMAE BLUMENAU
banner camara de blumenau feve 2024
BANNER PASCOA BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow

Médicos de Blumenau criam personagem e lançam campanha humanizada sobre UTI neonatal e pediátrica

Por Ana Paula Dahlke

BANNER PASCOA BLUMENAU
Banner Câmara de Timbó
PlayPause
previous arrow
next arrow

BLUMENAU – Médicos da UTI Neonatal e Pediátrica do Hospital Santa Catarina de Blumenau lançaram uma campanha com dicas, histórias, prevenção e cuidados que se deve ter com bebês e crianças enfermas.

Com objetivo de se tornar um serviço de referência, visto que a unidade hospitalar recebe pacientes de diversas cidades do estado, o foco da campanha é mostrar aos médicos os serviços e diferenciais que a UTI oferece para a região. Além disso, foi criado um personagem buscando um atendimento cada vez mais humanizado e consciente.

Num perfil do Instagram, o Patinho Neo (@patinhoneo) conta algumas histórias dos pacientes que já passaram pelo hospital, bem como informa médicos, pais e mães sobre os cuidados e procedimentos dos profissionais durante o período de restabelecimento da saúde do bebê ou da criança.

“Contamos com uma excelente estrutura de equipamentos e instalações, com profissionais especialistas em diversas áreas de emergência médica infantil, oferecendo total apoio aos médicos e hospitais da região do Vale e Alto Vale Itajaí, por meio de um atendimento rápido e prestativo”, destaca a Dra. Clarissa Alberton Haas Serpa, médica da UTI.

A partir disso, médicos de outros hospitais ou atendimentos de emergência podem contar com uma estrutura completa para o redirecionamento do paciente para a UTI Neonatal e Pediátrica do Hospital de Santa Catarina de Blumenau.

Entre os serviços oferecidos pela UTI neonatal e pediátrica, estão o tratamento de pacientes com: prematuridade, cardiopatias congênitas, pós-operatório de grandes cirurgias (ortopedia, pediátrica, neurocirurgia, cardíaca), malformação e síndrome genéticas, patologias respiratórias, distúrbios metabólicos, infecções graves e traumas.

Em relação a alguns diferenciais de acompanhamento familiar nesse processo estão:

• Acesso livre aos pais e incentivo a permanência na unidade;

• Alojamento para as mães dos bebês que estão internados na UTI;

• Refeições para os acompanhantes;

• Visita do(s) irmão(s) para proporcionar o vínculo precoce;

• Metodologia canguru, que favorece o contato entre o bebê e os pais e auxilia na recuperação mais rápida da criança;

• Estímulo e assistência ao aleitamento materno, com apoio da equipe de enfermagem, médicos e fonoaudiologia;

• Atendimento psicológico familiar;

• Visita de amigos e familiares em horários agendados;

• Som para musicalização e relaxamento das crianças;

• Reunião mensal da equipe multidisciplinar para melhorias na unidade e discussão de indicadores de qualidade da assistência;

• Equipe multidisciplinar, composta por médicos com registro de especialização em terapia intensiva pediátrica ou neonatal, enfermeiros, fisioterapeutas, fonoaudiólogas, nutricionistas, farmacêuticos e psicóloga.

Os médicos envolvidos no projeto são Clarissa Alberton Haas Serpa, Fernanda Rabello Ohira, Janine Conte Borges da Silveira, Juliana Spengler Abuchaim, Marcelo André Klitzke, Mario Celso Schmitt e Ricardo Pim, que contam com experiência na área, alto desempenho e cuidado humanizado com o paciente.

você pode gostar também
BANNER SAMAE BLUMENAU
BANNER SAMAE BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.