IMG-20210628-WA0344
Arte Vacinação - indailal
PlayPause
previous arrow
next arrow

Márcio Selhorst avalia 2017 esportivo em Indaial

gulamania
Rodeio 35
PlayPause
previous arrow
next arrow

INDAIAL – Após alguns anos afastado das atividades esportivas indaialenses (desde 2008), o desportista Márcio Selhorst (MS) retornou ao comando da Fundação Municipal de Esportes (FME) de Indaial no início desta temporada com todo gás e muitos projetos a desenvolver. Além de sua já conhecida dedicação integral ao trabalho, Selhorst tem ao seu lado uma equipe de qualidade e afinada com os seus objetivos em servir bem o esporte local. O JMV – Esportes “Fala Pilo, publica ,nesta que é a última edição deste ano deste periódico, uma entrevista com o diretor executivo da FME, confira:

O Indaialense – Como encarou o desafio de gerir novamente o esporte em Indaial, já que havia exercido o cargo durante oito anos? Como recebeu a FME e quais foram as primeiras medidas adotadas? 

Márcio Selhorst- Recebi a proposta do Prefeito André e com muita satisfação aceitei o desafio. A responsabilidade é grande mas o desejo de poder fazer algo a mais pelo nosso município nos enche de orgulho. Tivemos uma transição de forma tranquila, e iniciando os trabalhos de forma oficial a partir de 01 de janeiro de 2017.  Ainda no final do ano de 2016, quando montávamos a equipe, fizemos diversas reuniões de planejamento para ouvir os integrantes e planejarmos em conjunto as ações de acordo com as demandas esportivas do município. Todos participaram e foi fundamental para os projetos deste ano.

Tínhamos algumas reivindicações da comunidade, bem como, programas que atendam as classes menos favorecidas. Recebemos a gestão da piscina com várias deficiências e reclamações da comunidade, onde foram adotadas medidas imediatas para que a comunidade fosse bem recebida e com qualidade dos serviços prestados. Mudamos toda a equipe gestora da piscina, reformamos a recepção, colocamos novo controle de acessos e adquirimos um novo aquecedor da água. Para 2018 trocaremos todas as raias e faremos aberturas laterais para melhor ventilação. O espaço da piscina receberá a modalidade de natação na Olesc 2018 e Jasc 2019. Mas nosso público principal, são os alunos de Hidroginástica, atletas que representam Indaial em diversas competições, alunos em geral e os grupos de crianças da Apae, dos Bombeiros voluntários e Polícia militar.

 Este primeiro ano de mandado podemos destacar como um ano muito exitoso no esporte em nosso município. Nossa equipe mostrou pra que veio e muito foi feito. Não conseguimos colocar tudo em prática, mas com um bom planejamento, vamos realizando no decorrer do mandato.

O.I. – Uma das principais marcas desse primeiro ano de gestão foi o grande número de eventos realizados. alguns inéditos, reunindo milhares de pessoas que buscavam saúde e qualidade de vida através do esporte. Como foi organizar um calendário repleto de opções? 

M.S. – Tivemos em 2017 o resgate de algumas modalidades e a vontade de realizar alguns eventos diferenciados como corridas e caminhadas, bem como os desafios e passeios de bike, foram alguns eventos desta natureza, todos com expressiva participação do público. Colocamos como meta da FME justamente a realização dos eventos para que os fatores que venham agregar com a realização destes, venham a somar posteriormente na manutenção do local, e chamar a atenção sobre a prática de tal modalidade e/ou a possibilidade de novas parceiras, seja ela com a iniciativa privada ou de outras esferas. Mas principalmente trazer mais adeptos e expectadores através da realização de eventos esportivos.

Muitos deles foram realizados em parceiras com outras secretarias, empresas e também outros eventos no mesmo espaço com públicos de interesses distintos, visando a soma em âmbito geral. E deu certo. Um exemplo foi o evento do Maio Amarelo, que teve caminhada, corrida e o evento do Motocross no mesmo final de semana e no mesmo espaço, no Majestoso Parque Municipal Jorge Hardt.

Firmamos o compromisso com a ACIDI em realizar os Jogos entre Empresas de Indaial anualmente, entendemos que o esporte amador deve ser incentivado pelas empresas bem como pelo poder público. Bem como, ampliamos a participação nas competições de Bocha com 28 canchas em todos os bairros da cidade, no Campeonato Indailense de Futsal tivemos o recorde de participações com 127 equipes em 11 categorias, o retorno dos Jogos Escolares, que não havia sido realizado em 2016. Após 09 anos retomamos a etapa do Catarinense de Motocross e para 2018 teremos muito mais.

O.I. – Além dos eventos abertos a participação popular, como é o atendimento a demanda da população em geral? O que a FME disponibiliza, principalmente ao público de baixa renda e como é o acesso a essa oferta? 

M.S.- Para atender as comunidades mais distantes, tivemos o projeto com as escolinhas em diversos bairros de Indaial, atendendo crianças a partir de 07 anos até 17 anos, com mais de 2.500 crianças e jovens atendidas. Para 2018, esse número aumentará significativamente, pois teremos o retorno da “Rua de Lazer”. E Aguardamos ansiosos a aprovação no Ministério dos Esportes de dois importantes Projetos para Indaial no Esporte e Lazer. Com esta aprovação, conseguiremos ampliar significativamente nosso atendimento em toda a comunidade de Indaial. –

O.I. – Indaial vem se tornando um celeiro de talentos do mais alto gabarito? O que está sendo feito para não correr o risco de perder esses talentos para outros municípios? 

M.S.- Tivemos em 2017 muitas conquistas expressivas pelos nossos atletas, técnicos, equipes e também destaques no trabalho de mobilização de associações desportivas, foram diversos títulos individuais e coletivos. Tivemos campões Estaduais onde nunca tínhamos chegado em algumas modalidades, títulos nacionais, Sul-americanos, e até mesmo destaques mundiais. Foi um ano de muitas conquistas e de muito orgulho de quem esteve representando as cores no nosso município e do nosso País. Justamente para evitar a migração dos nossos talentos é que avançamos na questão do Programa Bolsa-atleta. –

O.I. – Esse ano foi sancionada a Lei Bolsa-Atleta e Bolsa-Técnico. Na prática como isso funciona e a partir de quando começa a ser implantado efetivamente? 

M.S.- Esse projeto fazia parte do Plano de governo do Prefeito André Moser, e tê-lo aprovado na câmara de vereadores já no primeiro ano de mandato foi uma grande conquista. O projeto vai auxiliar e muito no fomento e ampliação do atendimento em diversas modalidades e em vários bairros da cidade. Além dos professores que fazem parte do quadro de colaboradores, teremos a contratação de mais técnicos e auxiliares técnicos em foram de bolsa. O edital será lançado em janeiro e o início está marcado para o dia 01 de março. Para o projeto de Bolsa Atleta, a FME conversou com todas as associações organizadas de modalidades e explicou o funcionamento. Cada entidade deverá apresentar a sua demanda de atletas que poderão ser contemplados com bolsa. Neste ano daremos prioridade para as modalidades individuais, para avaliação deste primeiro ano, onda a associação indica através de critérios internos, mas como embasamento de conquistas do exercício do ano de 2017. A bolsa atleta atenderá as necessidades do atleta, onde o mesmo apresentará prestação de conta e servirá também de motivação para os menores que galgam um degrau a mais na sua carreira esportiva. Sempre perdíamos atletas muito talentosos para outros municípios. Mas com a Bolsa Atleta, o objetivo principal é diminuir esta evasão esportiva, haja vista que somos um celeiro e grandes formadores.

O.I. – Indaial será uma das cidades sedes da Olesc 2018 e Jasc 2019. Qual a importância e os benefícios dessas conquistas? 

M.S.- Indaial se candidatou juntamente com Timbó para sediarmos a Olesc e uniu-se também com Pomerode para receber pela terceira vez os Jasc. Vemos como uma oportunidade única de recebermos recursos do Estado para investimentos na infraestrutura esportiva. Os valores da Olesc são poucos, mas nossa esperança é recebermos os mesmos valores que recebeu a cidade de Lages na última edição dos Jasc. Passando de 2,5 milhões. A tríplice aliança já mostrou que pode organizar o evento em 2004, onde o evento foi muito elogiado. Já em 2008 iniciamos o evento e no terceiro dia o mesmo foi cancelado devido as fortes chuvas, e agora temos a oportunidade de dar continuidade a este grande evento que é a realização dos Jogos Abertos em nosso vale. A Olesc será um “esquenta” como diz nossa equipe.

Outro fator importante além de melhorarmos as nossas praças esportivas, formaremos equipes para receber as modalidades que ocorrem em Indaial, e muitos se mobilizando para que isto aconteça, inclusive com o apoio da iniciativa privada. Destaco também a mobilização na cidade, pois a Olesc e os Jasc irão movimentar a rede hoteleira, os restaurantes, postos de gasolina, mercados, bares e lanchonetes, movimentando significativamente a economia do nosso vale. A realização destes eventos trará uma movimentação econômica e de visibilidade esportiva muito importante para o Vale do Itajaí e consequentemente a possibilidade de mais investimentos da iniciativa privada nestes eventos estaduais.

O.I. – Nos dias atuais onde o cooperativismo e o associativismo estão em alta, como você considera as parcerias firmadas durante o ano e o que isso agregou para o desenvolvimento das atividades? 

M.S.- Sempre comentamos que nada se faz sozinho, tudo se constrói em parcerias, e é desta forma que trabalhamos no esporte em Indaial. Iniciamos o ano com eventos agregadores, dois ou mais no mesmo espaço físico, com a parceria de voluntários, apoio de empresas e entidades. O cooperativismo é algo natural quando se fala de esporte, quem gosta sempre se manifesta e ajuda quando é solicitado. Quem ganha sempre é o esporte no geral, a cidade e o cidadão de bem. –

O.I. – A partir do dia 11/01/2018 a cidade começa a respirar futsal com mais uma edição do Torneio de Verão. Quais são as principais novidades para esse ano? 

MS – O Torneio de Verão de Indaial de Futsal chega na sua 33ª edição de cara nova. Alteramos a logomarca do evento e criamos outros atrativos como: Curso para técnicos e treinadores, telão gigante nos jogos decisivos e na final, banda de rock clássico para a final e licitamos o nome do Torneio sendo Taça Uniasselvi. O Torneio tem a característica marcante de receber atletas de renome nacional e internacional e neste evento serão diversos craques. Na edição de 2018, o evento contará com a participação de 20 equipes divididas em duas categorias, Sub 18 e Adulto Federados.  O Grande vencedor será o público presente que disputa ingressos um a um nas 16 noites de jogos. Abertura no dia 11 de janeiro até o dia da final, na noite de 27 de janeiro.  Mais informações

O.I. – O que os indaialenses podem esperar da FME 2018?  

MS –Pretendemos manter a mesma qualidade e quantidade de eventos, também aguardamos confirmação do Ministério dos Esportes em dois grandes projetos de infraestrutura esportiva e de lazer e outro Projeto para os bairros da cidade. A realização da Olesc em 2018, bem como os Jasc em 2019, demandará uma dedicação especial de nossa equipe, bem como a formação das equipes para estas competições. E para coroar o ano de 2018, pretendemos retomar o Projeto de Rua de Lazer que tanto fez sucesso na década de 2000, onde as ruas mais distantes de Indaial, recebem uma equipe com brincadeiras e materiais para a prática do lazer na rua.

O.I – Deixe uma mensagem final a toda a população: 

MS – 2017 foi um ano diferenciado, onde nosso trabalho conseguiu atingir muitas pessoas da nossa cidade e da nossa região, em 2018 será melhor ainda, após o Torneio de Verão já teremos a FIMI com uma programação esportiva especial e na sequência os eventos no município não param.  Só temos a agradecer a todos que se envolveram diretamente ou indiretamente com nossas ações, projetos e eventos, somando as forças sempre seremos mais fortes. Nossa equipe sempre estará preparada e motivada para fazer o melhor.

Diante disto, desejamos um Feliz Natal a todos e um 2018 abençoado e repleto de conquistas!

você pode gostar também
Lock colchões
Center Celulares
PlayPause
previous arrow
next arrow
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.