SANTA CATARINA – O amanhecer desta sexta-feira (30) em Santa Catarina foi marcado por temperaturas baixas, nevoeiros e nuvens que cobriram grande parte do estado, conforme monitoramento meteorológico. A combinação de ar frio intenso com umidade residual formou bancos de neblina, visíveis em tons de azul nas imagens de satélite do GOES-19.
A nebulosidade persistiu durante a madrugada, mas já começa a se dissipar com a chegada da luz do dia. A maior cobertura de nuvens evitou quedas mais acentuadas nos termômetros, mas mesmo assim os registros foram baixos: algumas localidades da Serra catarinense registraram temperaturas abaixo de 0°C, enquanto no Litoral os termômetros marcaram menos de 10°C.
Nas próximas horas, a previsão indica que o sol deve predominar em todas as regiões, com dissipação gradual dos nevoeiros. No entanto, o risco para desconforto térmico, hipotermia e doenças cardiorrespiratórias é considerado moderado a alto nas primeiras horas da manhã, especialmente para grupos vulneráveis.
A meteorologista Francine Sacco alerta para a necessidade de cuidados com a saúde devido ao frio intenso, principalmente no início do dia. A tendência é de melhora na condição do tempo ao longo da manhã, com aumento da incidência solar.
Texto: jornalista Judson Lima
*Com informações Defesa Civil de SC