INDAIAL – A comunidade indaialense celebrou o lançamento oficial do livro “O Conto de um Encanto”, que conta a história da Escola Básica Municipal Encano Central, completando 80 anos de trajetória em maio deste ano. O evento ocorreu na última sexta-feira (29), e reuniu famílias, autoridades locais e profissionais da educação, foi um marco para a escola e moradores do Encano Central.

A escola, que atualmente atende 67 alunos de 4 a 10 anos, divididos entre a Educação Infantil e os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, também se destaca como pioneira no município na implementação da Educação em Tempo Integral, prática que iniciou em 2019. O educandário Encano Central se tornou referência para outras instituições de ensino, recebendo visitas frequentes de educadores que buscam conhecer de perto sua estrutura e o trabalho desenvolvido.

Escrito com um toque de poesia pela professora Claudia Leytchele, responsável pelo Grêmio Estudantil e organizadora do livro, “O Conto de um Encanto” é resultado de entrevistas com membros da comunidade escolar que desempenharam papéis importantes na história da instituição. O projeto foi viabilizado com o apoio da Associação de Pais e Professores (APP) da escola e do Conselho Escolar, que custearam a edição e publicação da obra. O livro está disponível por R$ 30,00, e o valor arrecadado será revertido em melhorias para a escola.

O lançamento do livro foi marcado por um clima de emoção e reflexão sobre a educação, com a presença de familiares, membros da APP, do Conselho Escolar, professores, além de servidores da Secretaria de Educação e figuras políticas locais. Durante o evento, a direção da EBM Encano Central, representada por Vitor Arthur Dietrich e Patrícia Blunck Butzke, fez um agradecimento especial a todos que contribuíram para a realização da obra. Dona Lúcia, uma das homenageadas no livro, também marcou presença no evento, celebrando com a população a história da escola que, ao longo de oito décadas, tem sido um ponto de referência e inspiração para a educação de Indaial.

Em seu discurso, a direção destacou a importância do livro como uma forma de olhar a educação e as crianças com respeito e protagonismo. “Que este livro sirva, principalmente, como um óculos para que as pessoas possam enxergar a educação e a criança como a comunidade do Encano Central enxerga: como protagonistas de um agora respeitoso para que possam ser pilares de uma nova terra feliz”, disseram.
Texto: jornalista Judson Lima