Livro “Laços Transoceânicos” aborda sobre o Pacto de Amizade entre Rodeio e Fornace (Trento, Itália)

Por Judson Lima

RODEIO – Em janeiro deste ano o historiador rodeense Gabriel Dalmolin lançou seu segundo livro intitulado “Laços Transoceânicos” que aborda sobre o Pacto de Amizade entre Rodeio e Fornace (Trento, Itália), formalizado em 2017, bem como a vinda dos imigrantes originários de Fornace, como as famílias Girardi, Stolf, Pisetta, Cristofolini, Tomelin, Agostini, Lorenzi, Valler e Scarpa.
A pesquisa foi realizada em 2020 com apoio da Prefeitura Municipal, no entanto, a publicação foi bancada pelo autor e por empresas da região. Como contrapartida, o autor doou 30 livros para as bibliotecas da rede municipal e para a Diretoria de Cultura e Turismo de Rodeio.
Sinopse do livro: 
Foto:Reprodução

Rodeio é uma pequena cidade localizada no interior do estado de Santa Catarina, colonizada por imigrantes tiroleses (ou trentinos) em 1875. A partir das comemorações do centenário deste processo imigratório a comunidade reconstruiu sua identidade e viabilizou um intercâmbio econômico e cultural com o Trentino, local de origem dos imigrantes. Parte deste processo, foi o Pacto de Amizade entre as cidades de Rodeio e Fornace formalizado em 2017 com a finalidade de promover o intercâmbio entre ambas as partes.

Para tanto, a partir de uma abordagem da micro-história, a obra analisa as “redes de sociabilidade” entre os imigrantes oriundos de Fornace e que se instalaram em Rodeio ao longo do século XIX, trazendo reflexões sobre a constituição dessas famílias no passado para entender o presente da comunidade rodeense.
E nesta segunda-feira (17/05), a Prefeitura de Fornace agradeceu o recebimento dos Livros em sua página oficial. https://www.facebook.com/comune.fornace.tn.it
você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.