Vale do Itajaí Notícias
A notícia além do olhar técnico!
BANNER SAMAE BLUMENAU
banner camara de blumenau feve 2024
BANNER PASCOA BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow

Lançado oficialmente livro sobre a história do futebol catarinense

No lançamento o autor apresentou um dos seus 15 cadernos de anotações e a máquina de escrever Olivetti College onde relatou as histórias.

BANNER PASCOA BLUMENAU
Banner Câmara de Timbó
PlayPause
previous arrow
next arrow

SANTA CATARINA – O livro Santa Catarina, Um Século de Futebol – A dimensão da sua história, escrito pelo jornalista e historiador Maury Dal Grande Borges, 84 anos, foi lançado na quinta-feira (24) no hall da Assembleia Legislativa, compila 20 anos de pesquisas, sendo seis na Biblioteca Pública de Florianópolis, onde o autor destaca em textos e fotos cenários esquecidos do futebol catarinense. O livro de capa dura com 374 páginas e mais de 400 fotos inéditas apresentam curiosidades e muitas informações de jogos, jogadores e personagens do futebol no estado.

Foto: Bruno Collaço

No lançamento o autor apresentou um dos seus 15 cadernos de anotações e a máquina de escrever Olivetti College onde relatou as histórias. Dono de um vasto arquivo e de uma excelente memória, Maury diz que relata histórias engraçadas e dramáticas do futebol catarinense, destacando que para ele o melhor jogador do século no estado foi o ponta-esquerda Teixeirinha, falecido ano passado e que jogou no Palmeiras, de Blumenau, e se destacou no Carlos Renaux, de Brusque. Maury revela que é torcedor do Figueirense, mas não tem mais acompanhado o futebol catarinense. “Prefiro assistir agora os jogos da Europa pela televisão.”

O autor lembra que antes de 1920, quando foi formada a liga catarinense de futebol, o esporte não tinha espaço nos jornais locais. “Os Varzeanos ocorriam normalmente, mas os jornais e as rádios não falavam deles. Depois em 1920 foi formada a liga, mas o primeiro campeonato ocorreu somente em 1924.” No livro também há histórias dos catarinenses que vestiram a camisa da Seleção Brasileira. “Sobrou material nas minhas anotações e, que se possível, poderão estar numa segunda edição que estamos pensando em escrever”, adiantou.

Maury Borges é autor de outros três livros sobre esporte em Santa Catarina, o ”85 anos de Bola” (1996), ”Remando Nas Águas da História” (2002) e ”Futsal Em Traje de Gala” (2007). Para escrever o livro Santa Catarina, Um Século de Futebol – A dimensão da sua história, o autor até procurou patrocinadores, mas como não encontrou resolveu investir mais de R$ 40 mil de recursos próprios na obra. Ele informa que a obra estará disponível a partir de novembro em livrarias de Florianópolis, Itajaí, Blumenau, Joinville, Tubarão, Imbituba e Criciúma e poderá ser adquirido pelo Facebook Futebol Catarinense das Antigas por um valor sugerido de R$ 120.

O jornalista e historiador Maury Dal Grande Borges começou a escrever nas páginas do Jornal O Estado em 1954, atendendo convite do editor Pedro Paulo Machado. Depois atuou no jornal A Gazeta e na equipe de esportes da Rádio Guarujá AM, na Rádio Diário da Manhã, além de ter sido colaborador dos jornais Diário da Tarde, Correio do Estreito, A Ponte e correspondente do Almanaque dos Desportos do Rio de Janeiro.

você pode gostar também
BANNER SAMAE BLUMENAU
BANNER SAMAE BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.