Vale do Itajaí Notícias
A notícia além do olhar técnico!
BANNER SAMAE BLUMENAU
bANNER CAMARA DE BLUMENAU ABRIL
PlayPause
previous arrow
next arrow

‘La Gioia di Cantare’ marca resgate da tradição italiana na Settimana Per Tutti

Por Judson Lima

banner camara timbo abri
banner rio dos cedros
PlayPause
previous arrow
next arrow

ASCURRA –  Ticiany Montagna e Roberta Dalponte são as vencedoras do Festival da Canção Italiana ‘La Gioia di Cantare’ 2022. Realizado na noite de quarta-feira (10), o evento recebeu cantores de diversas cidades como Apiúna, Balneários Camboriú, Rio dos Cedros, Rodeio, além de representantes de Ascurra. O evento foi aberto ao público e aconteceu no Teatro do Colégio São Paulo.

Foto: Richard Ferrari

O objetivo deste evento é resgatar e promover a cultura italiana em Ascurra, a descoberta de novos talentos e estimular o desenvolvimento musical e cultural. A edição 2022 do concurso foi dividida em duas categorias: até 15 anos e livre. Na categoria até 15 anos, os participantes foram Marlon Richard, de Rio dos Cedros, que apresentou a música Il Mondo, versão do trio Il Volo, e Ticiany Montagna, de Apiúna, com a canção Tintarela Di Luna, da autora Mina Mazzini.

Foto: Richard Ferrari

A categoria livre teve quatro participantes. A primeira a subir ao palco do teatro foi a ascurrense Marize Cavilha Biscaia, que apresentou a música Speranza, da autora Laura Pausini. Em seguida, a candidata Eduarda Costa, de Rodeio, esteve apresentando a canção Non Cé, também da autora Laura Pausini. O terceiro participante foi Cristian Ritter, de Balneário Camboriú, que interpretou a música Il Mondo, na versão de Jimmy Fontana. A última apresentação da noite ficou por conta da cantora Roberta Dalponte, de Rodeio, que apresentou a música Strani Amori, na versão de Laura Pausini.

Os participantes foram avaliados por quatro jurados, que tem conhecimento sobre música, cultura e a língua italiana. Foram eles: Aldo Percy Tomio, primeiro presidente da Associazione Veneta di Ascurra e membro do Rotary Club de Ascurra; Maria Oliva Poffo, professora de música na Casa da Cultura de Ascurra; Rogério Rossetto, mais conhecido como Rogério Gaúcho, é cantor e gaiteiro há 25 anos, também sendo professor de música na Casa da Cultura e Welisson Souza, professor da Fanfarra Municipal de Ascurra. Os quesitos avaliados pelos jurados foram interpretação, afinação, dicção, ritmo e pronúncia da língua italiana.

Na categoria sub-15, o título ficou com a jovem Ticiany Montagna, com o segundo lugar sendo ocupado por Marlon Richard. Na categoria livre, o troféu de campeão ficou com Roberta Dalponte, com Cristian Ritter em segundo, Eduarda Costa em terceiro e Marize Cavilha em quarto completando o pódio. Além do troféu, foram distribuídos aproximadamente R$ 3 mil reais como premiação aos participantes.

Estiveram prestigiando o Festival o Prefeito de Ascurra, Arão Josino, os vereadores Luiz Gadotti e Maicon Possamai, a Diretora de Cultura, Scheila Prade e o Secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo, Rafaello Furlani Destéfani.

 

você pode gostar também
bannerio
BANNER SAMAE BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.