SANTA CATARINA – Quatro jovens, três deles com 18 anos e uma menor de 17, foram resgatados com vida na madrugada desta segunda-feira (18) após ficarem perdidos em uma densa área de mata no Morro da Pedreira, próximo à Vila Kachan, em Porto União. O resgate, realizado pelo Corpo de Bombeiros Militar , durou mais de cinco horas e contou com buscas noturnas em meio à dificuldade de comunicação com as vítimas.
Por volta das 2h03, a guarnição da viatura AR-100 foi acionada após um pedido de socorro informando que um grupo estava desaparecido na mata. No entanto, as primeiras informações eram confusas, e o telefone do solicitante ficou sem bateria, impossibilitando novos contatos. Mesmo sem detalhes precisos, os bombeiros iniciaram buscas no perímetro do morro e adentraram trilhas à procura de vestígios.
Por volta das 5h45, as vítimas conseguiram fazer um novo contato, desta vez com outro número de celular, e indicaram sua possível localização. A equipe de resgate seguiu em direção ao pico do morro e, após escutar vozes, conseguiu aproximar-se. “Com a comunicação melhorando à medida que diminuía a distância, finalmente os encontramos”, relatou um dos bombeiros.
Os quatro jovens – um homem e três mulheres – estavam conscientes e sem ferimentos aparentes, sem sinais de desidratação ou hipotermia. Após avaliação preliminar, a equipe iniciou a descida do morro e, por volta das 7h30, os entregou ao Pronto Atendimento Emergencial de Porto União para exames médicos.