INDAIAL – Na manhã desta sexta-feira (06), Jeser Batista 13, candidato à Prefeitura de Indaial pelo Partido dos Trabalhadores, declarou em entrevista ao site Vale do Itajaí Notícias que uma de suas principais metas de governo é retomar a gestão dos serviços de água, esgoto e resíduos sólidos da cidade. Durante a entrevista, Jeser afirmou que, em seu plano de governo para o setor de Planejamento de Serviços Urbanos e Manutenção, o foco será “repatriar a Casan” — companhia responsável por esses serviços em Indaial.
Segundo Jeser, a Casan foi “vendida a preço de banana” durante a administração do ex-prefeito Serginho, do MDB, com o aval do PP na época já comandado pelo sobrinho Anderson Batata e do PSDB. O candidato destacou que em 2015 quando ocorreu a votação e a venda , a atual candidata a vice-prefeita em sua chapa, a vereadora Aurora Coelho, e os demais veradores do PT foram contra a negociação. No entanto, a proposta foi aprovada por maioria com os votos favoráveis de vereadores da base composta por MDB, PP e PSDB.
O candidato lembra que ele proprio Jeser, esteve a frente das negociações para viabilizar a ideia da criação da gestão compartilhada, o que era quase improvavel para o periodo, mas foi concretizado e a administração Tomio esteve a frente da gestão inédita no Brasil.
Jeser enfatizou que, hoje, a Casan Indaial é a quinta maior empresa do estado, mas a venda, que ele considera “descabida”, resultou em um prejuízo estimado de R$ 500 milhões aos moradores de Indaial. Ele relembrou que, durante a gestão do ex-prefeito Tomio, a gestão compartilhada dos serviços com a Prefeitura funcionava bem e garantiu que, sob sua administração, esse modelo será ainda mais eficiente.
Quanto à possibilidade de rompimento contratual com a Casan, Jeser afirmou que a medida já é juridicamente viável, devido a diversos itens do contrato que, segundo ele, não estão sendo cumpridos pela companhia em sua prestação de serviços à população.
“Indaial vai voltar a ser feliz, com o Partido dos Trabalhadores, com o apoio do nosso presidente Lula e de demais líderes da região”, concluiu o candidato, reforçando sua confiança no projeto de governo proposto.
Texto:jornalista Judson Lima