INDAIAL – A IPEL, indústria de papéis tissue sediada em Indaial (SC), anunciou uma nova movimentação em sua estrutura de governança: Luciana Dobuchak deixa a Diretoria Comercial de Varejo e passa a integrar o Conselho de Administração da companhia. A transição ocorre no contexto da evolução da estrutura organizacional da empresa, resultado de um trabalho contínuo que busca fortalecer a governança corporativa e garantir a continuidade do negócio, unindo a solidez do legado familiar à visão estratégica voltada ao futuro.
Com a saída de Luciana da operação, a Diretoria Comercial da IPEL passa a ser liderada integralmente por Flávio Leme, que desde janeiro dividia com ela a condução da área — ela com foco no segmento de varejo e ele no segmento professional. A transição marca mais uma etapa no amadurecimento do modelo de governança da companhia.
Luciana é integrante de uma das famílias fundadoras da IPEL, que celebrou 40 anos de história em 2024. Formada em Publicidade e Propaganda, com especializações em marketing e negócios, iniciou sua trajetória na empresa em 2005 como gerente de vendas. Participou ativamente da conquista de certificações como FSC e ISO, esteve envolvida na ampliação dos segmentos de atuação da empresa e no desenvolvimento das estruturas comerciais. Recentemente, além de liderar a Diretoria Comercial de Varejo, também estava à frente da equipe de Marketing e atuava como facilitadora no projeto de ESG da companhia.
“É um novo ciclo, que encaro com entusiasmo e responsabilidade. Deixo a operação com a tranquilidade de saber que a área está em excelentes mãos. O Flávio é um profissional competente, comprometido e que conhece profundamente o nosso negócio”, afirma Luciana. “Agora, no Conselho, sigo contribuindo com uma nova perspectiva para que a IPEL continue crescendo de forma estruturada, inovadora e conectada aos nossos valores”, pontua.
A presidência do Conselho de Administração da IPEL é exercida por George Mantau, também integrante de uma das famílias fundadoras. Para ele, a chegada de Luciana ao colegiado fortalece ainda mais o olhar estratégico do grupo. “Temos um Conselho atuante, que nos permite decisões alinhadas com o propósito da empresa e com as transformações do mercado. A Luciana traz uma bagagem sólida da operação, visão de futuro e sensibilidade de quem cresceu junto com a IPEL. Isso enriquece muito nosso trabalho”, destaca George.
Com um robusto modelo de governança, a IPEL mantém o Conselho de Administração ativo há mais de dez anos, adota políticas internas e de compliance, estrutura comitês corporativos estratégicos e possui um planejamento sucessório consolidado. A empresa também conta com a figura do Governance Officer, profissional responsável por integrar e aprimorar o sistema de governança corporativa, assegurando harmonia e eficácia entre todas as instâncias da organização.
As práticas da empresa são orientadas por um planejamento de crescimento e por investimentos contínuos em inovação e transformação digital, sempre com respeito à sua história e foco em um futuro sustentável.
Sobre a IPEL
Fundada há 40 anos em Indaial (SC), a IPEL é uma das maiores companhias brasileiras do setor de tissue. Sua produção de papel higiênico, papel toalha e guardanapos chega a mais de 7 mil toneladas ao mês, com distribuição em mais de 3 mil clientes de varejo, com a linha doméstica, e atacado, com a linha profissional. A empresa conta com cerca de 800 profissionais diretos e possui um portfólio de marcas próprias (Nobby, Ness, Qualité, Natureza, Top One, Adorable, Mollis, Mondeo e Superpel), além de produção private label.
Mais informações: www.ipelpapel.com.br