BLUMENAU – A Polícia Civil iniciou investigações para apurar um suposto golpe via redes sociais de um projeto social denominado em perfil no twitter “Alimentado Necessidades”, que segundo o MPSC pede doações via pix para aquisição de marmitas para pessoas necessitadas. O inquérito para apurar o fato é acompanhado pela 2ª Promotoria de Justiça , onde documentos foram protocolados, o MPSC acompanha caso de suposto golpe de doações para marmitas em Blumenau
O caso está com o delegado Felipe Blos Orsi da 1ª Delegacia de Polícia de Blumenau.
Ainda não há estimativas do total de pessoas lesadas com o golpe. O modus operandi do grupo consistia em pedir quantias em dinheiro, que seriam destinadas à compra de alimentos para pessoas necessitadas, mas os valores seriam desviados para benefícios próprios.
A Polícia Civil orienta as pessoas a buscarem se certificar da veracidade e da efetividade das entidades que solicitam doações, em especial, doações em dinheiro.
É preciso que haja uma instituição constituída de fato, com CNPJ ou sede própria além de apresentar sistemas de prestação de contas dos serviços atendidos.
Em nota o Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) recebeu duas representações sobre a suspeita de um suposto projeto social que estaria pedindo doções por meio de PIX para comprar marmita a pessoas necessitadas e, possivelmente, se apropriando das doações. O caso chegou ontem no final da tarde, por meio da Ouvidoria do MPSC, para a 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Blumenau. As informações e documentos já foram encaminhados à Policia Civil para sejam incluídos no Inquérito Policial que apura o suposto golpe.
O caso ganhou repercussão nacional após usuários de redes sociais terem desconfiado de integrantes do suposto projeto social que pedia doações por PIX para comprar marmita para pessoas necessitadas na iniciativa “Alimentado Necessidades”, segundo o Ministério Público.
Tivemos que trocar o email da conta bancária para conseguirmos receber o extrato pic.twitter.com/Tb6GaIYqkO
— Alimentando Necessidades (@alimentando_n) September 26, 2022